CABECEIRAS E SUA HISTÓRIA: História de Cabeceiras.

CABECEIRAS E SUA HISTÓRIA: História de Cabeceiras.


Arquivos da Prefeitura Municipal de Cabeceiras.
Colaboração: Tânia Santana

Registra-se que Cabeceiras teve seus primeiros habitantes por volta de 1938, quando Sebastião Tôrres sugeriu a Antônio Ribeiro de Andrade (Antônio Baiano) que ele se mudasse para as cabeceiras do córrego Taboquinha transferindo inclusive a capela. Lá, Sebastião se propunha a instalar uma venda. 

Associando-se a José Ribeiro dos Santos, Antônio Ribeiro de Andrade adquiriu terras e mudou-se de acordo com o combinado. O cruzeiro erguido na praça, matriz de Santa Rosa de Lima registra a data de 22 de maio de 1938 e foi trazido da antiga capela em Santa Bárbara.

Já naquela época, instalou-se aqui a primeira “venda” com poucos produtos para comercializar. A maioria dos moradores buscava mercadorias em lombo de burros e jumentos, da cidade de Ipameri-GO e em Pires do Rio - GO.

Naqueles tempos os casamentos eram feitos e acompanhados a pé, pois não havia veículos. As festas eram realizadas com o som de “sanfona” ou “pé-de-bode” que varavam as noites. Na década de 40, instalou-se a primeira Exposição Pecuária no distrito de Cabeceiras, comarca de Formosa. As bebidas comercializadas eram geladas em caixotes de madeira, cheios de areia, sal e cobertas de água.

Em 1952 a Vila de Cabeceiras contava com 25(vinte e cinco) casas. Sendo 03 (três) delas, cobertas com capim e as demais com telha. Os moradores tinham por costume criar porcos soltos nas ruas, que na época eram três e, não possuíam nome. O comerciante era o senhor Crispiniano Tôrres Cordeiro, e, existia na época algum boteco.

A construção da capela e da escola contribuiu para o aumento populacional, fazendo vir para o povoado, fazendeiros provenientes de Santa Bárbara, Monjolo e de regiões próximas a Minas gerais.

As romarias aconteciam duas vezes ao ano onde havia barraquinhas para as pessoas que faziam o percurso em carro de boi nos dias 10 de maio 25 de agosto, Santa Rosa de Lima, portanto hoje, temos como calendário de festa da nossa Padroeira o dia 23 de agosto, dia 04 de outubro/São Francisco de Assis, 14 de novembro/Aniversário da cidade e pecuária sem data definida.

Os Padres na época eram Padre Antônio e padre Ozil. O transporte na época era muito defasado e existiam três caminhões que vinham de Buritis e Arinos-MG, com destino a Anápolis. A estrada de Buritis e Arinos eram feitas a pé. Os recursos de atendimento médico só eram possíveis em Formosa com o Farmacêutico Moacir Dutra.


Cabeceiras, emancipada em 14 de novembro de 1958, contava apenas com 48 (quarenta e oito) casas e 360 (trezentos e sessenta) eleitores. Cabeceiras têm hoje aproximadamente 6.430 (seis mil quatrocentos e trinta) eleitores. O Prefeito Municipal nomeado foi o senhor José Joaquim de Melo, vulgo Juca de Melo, e teve um mandato de 02 (dois) anos, quando se criaram os Cartórios de 1º e 2º ofício e a Coletoria Estadual (AGENFA) e teve como primeiro Coletor Joaquim Cândido de Souza. O primeiro Prefeito Municipal eleito foi o senhor Gil Alves Brandão e seu mandato foi de 1961 a 1965.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem