CABECEIRAS E SUA HISTÓRIA: Origem do nome da cidade

CABECEIRAS E SUA HISTÓRIA: Origem do nome da cidade


Arquivos da Prefeitura Municipal de Cabeceiras.
Colaboração: Tânia Santana

Acredita-se que o nome da cidade originou-se das diversas nascentes existentes na região que dão origem aos córregos e ribeirões que compõem as micro-bacias do Rio Bezerra e do Rio Urucuia, todos afluentes do Rio São Francisco.


Antigos moradores da cidade contam que seu nome é devido ao fato da cidade de Cabeceiras ter se formado entre as Cabeceiras de 03 (três) riachos que corriam água todo ano. O primeiro, hoje totalmente destruído pela ignorância do homem, era a vertente da cabeceira da Vargem. Este saia das terras que hoje são do senhor Antônio Vicente.

Segundo informações era um lugar muito bonito que tinha às suas margens e ao redor da nascente muita madeira, como, Pindaíba, Ingazeiro, Goiabeira, Gameleira e também muito Palmito. Tudo foi destruído para que no local fosse feita uma barragem, secando o pequeno rio que descia e passava dentro da cidade. 

Parte de seu leito foi aterrada para se fazer uma lavanderia que nunca funcionou e mais recentemente se perfurou no local um poço artesiano que levar água para o Setor Mariano Machado.

No pequeno período em que o rio tem água (chuvas) os quintais das casas próximas ficam inundados e até mesmo algumas casas. Nesse período até pequenos peixes são encontrados.

Em dias de muita chuva algumas casas ficam alagadas foto de 2009.

A segunda cabeceira é a do Capão do Anil que ficava nas terras do Senhor Marciano Ribeiro dos Santos. O desmatamento também atingiu, mas não a ponto de fazê-lo secar totalmente. Até hoje suas águas ainda correm, só secando quando o “verão” é muito longo e as chuvas demoram a chegar.

A terceira cabeceira se localiza nas terras do senhor Benedito Ribeiro dos Santos, hoje de propriedade do senhor Radumiro. Esta quase não foi desmatada e ainda apresenta bastante água corrente durante todo o ano. Hoje, o homem já modificou todo esse ambiente animal, vegetal e mineral com os desmatamentos que eram antes feitos a machado e a terra modificada.

A primeira cabeceira, a da vargem, que era uma verdadeira vargem, cheia todo o tempo, secou. A cidade já está maior e mais desenvolvida, ficou apenas a lembrança na mente daqueles que viveram nesta época e que puderam contar algumas dessas informações que estarão contidas neste trabalho.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem