MUNDO: Que cor é o vestido, azul e preto ou branco e dourado? Vestido polêmico 'quebra' a internet.

MUNDO: Que cor é o vestido, azul e preto ou branco e dourado? Vestido polêmico 'quebra' a internet.


A internet literalmente parou para responder uma pergunta simples: qual a cor desse vestido? Parece ser simples de responder, não é mesmo? Mas não é tão simples assim, e o fato gerou discussão que acabou "quebrando" a internet. A pergunta inicialmente foi feita no Tumblr e as respostas foram completamente malucas: alguns dizem que o vestido é dourado com branco e outros falam que é preto com azul.

(Foto: Reprodução / Tumblr)
A discussão iniciou na noite de quinta - feira (26) e está entre os assuntos mais comentados do Twitter, em todo o mundo, nesta sexta-feira. 

Mas afinal, qual é a cor do vestido mesmo? A diferença na visão de cada um pode explica que a cor do vestido está ligada à maneira como nosso cérebro interpreta a luz que chega pela nossa retina para transformá-la em imagem.

A cor original do vestido é azul e preto, mas se você está vendo em branco e dourado não se preocupe, é apenas o seu cérebro pregando uma peça em você. "O que está acontecendo é que seu sistema visual está olhando para essa vestido e você está tentando descontar o viés cromática do eixo de luz do dia", disse o neurocientista Bevil Conway em entrevista à Wired.


A BBC usou um software de edição de imagens para analisar os tons do vestido. Após a análise, a conclusão foi a de que o vestido é, na verdade, azul e preto.

"Ao aumentar a saturação - tornando as cores existentes mais fortes, mas sem acrescentar novas cores - o vestido aparece azul para todos", afirmou a editora de fotografia do Serviço Mundial da BBC, Emma Lynch.

Outra foto publicada posteriormente pela usuária do Tumblr acaba com as dúvidas: o vestido é mesmo azul e preto. 

(Foto: Reprodução/Tumblr)



Da redação com informações do G1

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem