SEGURANÇA: PM-GO divulga balanço dos dois anos de funcionamento do COD.

SEGURANÇA: PM-GO divulga balanço dos dois anos de funcionamento do COD.

Em dois anos, o Comando de Operações de Divisas (COD) apreendeu mais de 10 toneladas de drogas em Goiás


(Foto: Divulgação / PM-GO)
O Comando de Operações de Divisas (COD) da Polícia Militar (PM) já apreendeu mais 10 toneladas de drogas durante as abordagens e operações deflagradas em diferentes regiões do Estado. O balanço com as principais ações realizadas pela unidade especializada da PM foi apresentado na manhã desta sexta-feira, dia 25, durante solenidade comemorativa aos dois anos de existência do COD.

Criado em 2012 com o objetivo de reforçar a fiscalização nas divisas de Goiás, o trabalho realizado pelo Comando de Operações de Divisas (COD) se tornou referência. Além das ações direcionadas para desarticular quadrilhas de traficantes, o COD se destaca também pela sua atuação de repressão e combate aos crimes de contrabando, descaminho, receptação, roubo e porte ilegal de arma de fogo.

(Foto: Divulgação / PM-GO)
Desde que foi criado, a unidade especializada abordou 46.829 pessoas, vistoriou 21.769 veículos, 3.524 caminhões, 406 ônibus e 2.337 motocicletas. Durante o trabalho preventivo, o COD recapturou 32 foragidos da Justiça, apreendeu 19 armas de fogo, recuperou 32 veículos e realizou a prisão de 333 pessoas pela prática das mais diversas modalidades de crimes como tráfico de drogas, contrabando, descaminho, receptação, roubo, porte ilegal de arma de fogo e estelionato.

Para reforçar esse trabalho de combate ao tráfico de drogas e coibir a prática de outras modalidades de crimes, serão implantadas cinco novas bases nos municípios de São Miguel do Araguaia, Britânia, Luziânia, Catalão e Itumbiara. Com a implantação das novas unidades, o COD contará com 15 bases localizadas em pontos estratégicos de Goiás. Atualmente, o COD conta com bases nas cidades de Cachoeira Alta, Aporé, Chapadão do Céu, Piranhas, Jataí, Goiânia, Corumbaíba, Cabeceiras, Posse e Campos Belos.

COD em Cabeceiras. (Foto: Tenente Ismael)

Pioneiro nesta modalidade de policiamento de divisas, o trabalho do COD sempre é realizado com base no levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) sobre as incidências de crimes em cada região. Conforme o mapeamento realizado, a Região Sudoeste concentra a entrada de drogas, armas e contrabando. Nas regiões Sul e Sudeste há maior incidência de roubo de veículos. Nas regiões Nordeste e Norte as ocorrências são de crimes ambientais e das quadrilhas conhecidas como “Novo Cangaço”.

(Foto: Divulgação / PM-GO)
(Foto: Divulgação / PM-GO)
Para o comandante do COD, a consolidação de parcerias com as Polícias Federal, Rodoviária Federal e Civil contribuíram significativamente com as ações desencadeadas em todo o Estado. Ele destacou ainda a importância do trabalho conjunto com o Graer, Rotam, Choque, Giro, unidades de áreas e outras unidades especializadas da PM. “Através desta concentração de esforços, contabilizamos um exitoso saldo de apreensões de drogas interceptadas de outros Estados”, complementa.


Na avaliação do comandante-geral da PM, coronel Silvio Benedito Alves, o trabalho de combate ao tráfico de drogas se destaca ainda mais ao considerar que Goiás não faz fronteira com outros países, mas se preocupa e desenvolve ações de repressão ao tráfico e outras modalidades de crimes. “Goiás não é um Estado fronteiriço, mas vem se destacando pela sua atuação expressiva apreendendo drogas, combatendo o contrabando e reforçando a fiscalização das nossas divisas”, pontua o comandante.

Por Soldado Rafael Cardoso.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem