CABECEIRAS: Secretário anuncia contratação emergencial de ônibus para o transporte de alunos.

CABECEIRAS: Secretário anuncia contratação emergencial de ônibus para o transporte de alunos.


O secretário de finanças, Enival Ferreira informou na manhã dessa sexta – feira (31) que a partir da próxima segunda – feira (03) três ônibus estarão fazendo o transporte dos alunos da zona rural. O secretário participou ao vivo por telefone no programa Alô Cabeceiras para comunicar que a prefeitura contratou em caráter emergencial, três ônibus da companhia de transportes coletivo urbano “Três Irmãos” situada em Planaltina (GO), Entorno do DF.

De acordo com o secretário, um acordo feito com a empresa exige que os motoristas sejam de Cabeceiras, o que segundo ele foi aceito. O contrato com a Três Irmãos tem duração de 30 dias, devido ser emergencial, o próximo passo da prefeitura será publicar o edital de licitação no Diário Oficial, o que deve ocorrer em 15 dias, para que outras empresas de transporte coletivo possam participar para oferecer o melhor preço e qualidade dos veículos, e assim poder ser assinado um contrato longo. Caso nenhuma empresa do ramo surja durante esse período, a própria Três Irmãos poderá firmar um contrato com duração maior.

Ainda segundo Enival, os ônibus estão previstos para chegar à cidade neste sábado (1º). Perguntado se eles irão servir os universitários que estudam em faculdades no município de Formosa (GO), a 64 quilômetros de Cabeceiras. Enival disse que no momento não, mas que caso não haja outra solução poderá colocar a disposição.

Recentemente o vereador Manoel Teixeira (PV) conseguiu um ônibus (foto ao lado) através de uma doação de uma instituição pública com o objetivo de servir os universitários. As chaves do veículo foram entregues ao secretário de transportes e obras Waith Souza em uma cerimônia na câmara municipal. Ele se encontra na garagem municipal e ainda não colocado em uso. O secretário de finanças explicou que os documentos do mesmo precisam ser regularizados e que já providenciou, mas não tem uma previsão exata de quando ele poderá ser usado.

Contratação emergencial.
Cabeceiras enfrenta um problema em relação ao transporte escolar, a demanda é grande para pouco veículo, cerca de seis vans, dois micro-ônibus e três ônibus segundo informou o secretário que se enquadram nos quesitos exigidos pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (DETRAN-GO). Uma das exigências do órgão é que ônibus e micro-ônibus não podem ter mais de 10 anos de uso e Vans 8 anos. Com pouco transporte trabalhando, os alunos da zona rural começaram o ano escolar perdendo aulas por causa da falta desses veículos. Na manhã desta quinta – feira (30), o programa Alô Cabeceiras recebeu várias reivindicações de moradores cobrando o transporte. Hoje, a boa noticia foi dada pelo secretário de finanças, onde a prefeitura contratou em caráter de emergência três ônibus.

Os donos de ônibus do município não acham lucro comprar um veículo novo, o dinheiro que recebe é destinado para pagar parcelas de financiamento, pois comprar a vista é impossível, salário de motorista e manutenção fecham o orçamento mensal. Para eles, é mais lucro comprar um ônibus com uma idade superior a 10 anos e alugar para transportar trabalhadores rurais.

Financiamento através do BNDES e ônibus do Governo Federal.
Foto: Goiás Agora
Para acabar de vez com a falta de ônibus, Enival disse durante sua participação ao vivo por telefone, que a prefeitura pretende comprar quatro ônibus financiados com juros baixos através do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Ainda segundo o secretário, a prefeitura aguarda receber do governo federal, dois ônibus ou micro-ônibus que podem chegar em fevereiro. Aos todo, segundo o governo do estado, 12 ônibus serão distribuídos para as cidades goianas no mês de fevereiro que se inicia neste sábado. No dia 30 de dezembro de 2013, 40 municípios foram contemplados.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem