CIDADES: Ônibus com aproximadamente 60 alunos sofre acidente em Cabeceiras.

CIDADES: Ônibus com aproximadamente 60 alunos sofre acidente em Cabeceiras.

Ônibus havia passado por revisão e aguarda uma nova vistoria do DETRAN-GO.
15/04/2013 às 10h30 Atualização em 15/04/2013 às 17h16 Atualização em 15/04/2013 às 20h15
Local do Acidente.
Na manhã desta segunda – feira (15), um ônibus que faz o transporte de alunos da rede municipal de ensino saiu da estrada, bateu em um barranco e só parou na cerca de arame que divide as propriedades rurais da região. Felizmente nenhuma criança sofreu ferimentos graves, apenas com algumas escoriações.

O acidente teria ocorrido por volta das 6h20, segundo informou a moradora e mãe de uma criança que estava no transporte. Ainda de acordo com Vera, a sua filha ficou em estado de choque.

O ônibus segundo moradores estaria com aproximadamente 60 alunos. Além da superlotação, moradores relatam que o ônibus não estaria em bom estado, um dos faróis estaria com a lâmpada queimada, não há sinto de segurança adequado e a porta de embarque e desembarque não fecha.

Leia Também:
Estudantes enfrentam superlotação em transporte escolar.

O secretário municipal de educação, Gabriel Felix, comentou sobre o ocorrido ao vivo por telefone no programa Alô Cabeceiras na manhã desta segunda – feira, e conta uma versão diferente, ele disse que o ônibus envolvido no acidente estaria de acordo com as normas exigidas pelo DETRAN - GO (Departamento Estadual de Trânsito de Goiás) e que técnicos vieram de Goiânia fazer a vistoria do ônibus, “Esses ônibus, pra serem contratados eles tem que passar por uma rigorosa vistoria do DETRAN, eles mandam técnicos vindos direto de Goiânia para fazer a vistoria desses ônibus, esse ônibus foi vistoriado, passou na vistoria em todos os quesitos que o DETRAN exige, foram avaliados pelo próprio DETRAN” disse o secretário.

Ainda de acordo com Gabriel, uma nova vistoria deve ser agendada com o DETRAN, “No caso desse ônibus, se o problema foi no freio, nos vamos ter que pedir uma nova vistoria” contou Gabriel que falou também do micro – ônibus, veículo de propriedade da prefeitura que está em uma oficina na cidade de Formosa (GO) sendo refeito o motor, e que até sexta – feira (19) estará fazendo o transporte dos alunos, ”Nos temos um micro-ônibus branco que fundiu o motor e é um dos ônibus que faz essa linha (Lagoa das Pedras), o motor desse ônibus está sendo arrumado em Formosa e eu acredito que até sexta – feira o problema da superlotação já esteja resolvido” finalizou o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Felix.

“Estou fazendo um favor” disse o proprietário do ônibus.
Antônio Teixeira Barbosa, mais conhecido como Bebé é dono do Transporte Santa Luzia no qual o seu veículo foi locado para prefeitura da cidade para o transporte dos alunos, também nesta manhã, ele falou ao vivo no programa Alô Cabeceiras e disse que “a causa do acidente foi a estrada molhada e a falta de visibilidade devido a neblina muito forte que estava caindo no momento do acidente”, Bebé conta ainda que o veículo está em dias, “direto a gente dá revisão, o tambor de freio e a lona tudo novo, tudo revisado” disse o dono da Transportes Santa Luzia.
Bebé conta também que recebeu uma promessa de ajuda financeira através do vereador Manoel Teixeira para trazer os alunos do Assentamento P.A Estrela Guia e que até hoje não recebeu nenhum dinheiro para ajudar no transporte, “Manoel disse que iria me dar uma ajuda porque estou fazendo transporte lá dentro e até hoje não recebi nada, de qualquer maneira eu estou fazendo sozinho, é mais um favor que não vai durar muito tempo porque estou fazendo tudo sozinho” contou Bebé.

A equipe do site tentou contato com o vereador Manoel Teixeira por telefone para comentar sobre o assunto mais não conseguiu.

Sobre a documentação do veículo e autorização do mesmo pelo DETRAN, Bebé falou que está tudo em dias e que se não tivesse passado na vistoria o ônibus não teria recebido o certificado dizendo que o veículo estava apto para o transporte, “a vistoria não é feita aqui, não é por ninguém daqui, eles sabem muito bem que vem diretamente de Goiânia, alguma coisa que não tiver dentro da lei, você não vai receber o certificado de garantia (autorização), eles só colocam o certificado de garantia no ônibus se realmente estiver tudo em perfeitas condições no ônibus”, finalizou Bebé.

O site da Interativa obteve acesso ao “Laudo de Vistoria de Veículos Destinados ao Transporte Escolar” realizado no dia 19 de março de 2013, no qual diz que o veículo envolvido no acidente nesta manhã não teria sido aprovado e cita alguns exemplos de irregularidades como, por exemplo, má condições dos pneus, problemas nas luzes de sinalização, cintos de segurança e dentre outros.

Sobre este laudo, Bebé contou a reportagem do site que, “se trata de uma vistoria no qual o DETRAN informou à empresa o que deve ser feito no veículo para que o mesmo seja revisado em uma nova vistoria, que ainda não foi agendada pelo órgão, inclusive todos os transportes escolares do município já fez as mudanças e aguarda só a vistoria” concluiu Antônio Teixeira Barbosa (Bebé) responsável pela Transportes Santa Luzia.

O documento pode ser conferido a baixo.
Documento informativo do DETRAN

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem