CABECEIRAS | Município entra para lista da Anatel de liberação do sinal 5G

CABECEIRAS | Município entra para lista da Anatel de liberação do sinal 5G

O estado de Goiás tem 48 cidades que foram liberadas para instalação do 5G a partir desta segunda-feira (27). A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, em reunião na quinta-feira (23), antecipar a liberação para 347 municípios de todo o país. Sendo assim, as operadoras podem solicitar a implantação da infraestrutura do sinal de rede móvel.

Até o momento 487 localidades - 86 milhões de brasileiros (40% da população) - obtiveram a liberação do 5G. As localidades que tiveram liberação hoje estão distribuídas em 23 estados.

Veja abaixo a lista divulgada pela Anatel:

Abadia de Goiás

Abadiânia

Água Fria de Goiás

Águas Lindas de Goiás

Alexânia

Alto Paraíso de Goiás

Alvorada do Norte

Aragoiânia

Barro Alto

Bela Vista de Goiás

Bonfinópolis

Brazabrantes

Cabeceiras

Caldazinha

Caturaí

Cavalcante

Cidade Ocidental

Cocalzinho de Goiás

Corumbá de Goiás

Cristalina

Flores de Goiás

Formosa

Goianápolis

Goianésia

Goianira

Guapó

Hidrolândia

Inhumas

Luziânia

Mimoso de Goiás

Nerópolis

Niquelândia

Nova Veneza

Novo Gama

Padre Bernardo

Pirenópolis

Planaltina

Santa Bárbara de Goiás

Santo Antônio de Goiás

Santo Antônio do Descoberto

São João d’Aliança

Senador Canedo

Simolândia

Terezópolis de Goiás

Trindade

Valparaíso de Goiás

Vila Boa

Vila Propício

Apesar da liberação, na prática, isso não quer dizer que os municípios já terão o sinal ligado. Para que isso aconteça, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz terão que solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativações de estações de 5G nesses municípios. O prazo para as operadoras ativarem o sinal aos clientes é extenso e obedece um cronograma estabelecido pela Anatel , considerando o número de habitantes das cidades.

No caso de municípios com população igual ou superior a 30 mil habitantes (1.174 municípios), o cronograma de atendimento estabelece por exemplo, metas ano a ano até 2029. Para 2023, até 31 de julho, as empresas terão que ampliar a quantidade de antenas nas capitais dos estados e no Distrito Federal. Pelo compromisso firmado será, no mínimo, uma antena para cada 50 mil habitantes.

Interferência

Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado(Veja aqui).

Vantagens

Além de maior velocidade, o 5G reduz o tempo entre o estímulo e a resposta da rede de telecomunicações, aumenta a capacidade de dispositivos conectados ao mesmo tempo em uma determinada área e reduz o consumo de energia, com consequente aumento da sustentabilidade.

Segundo a Anatel, atualmente, somente 109 modelos de smartphones, disponíveis no mercado brasileiro, estão aptos para receber o sinal 5G. A lista desses aparelhos pode ser consultada no site da Anatel. 


Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem