PLANALTINA: Prefeito da cidade goiana é preso em operação contra fraude

PLANALTINA: Prefeito da cidade goiana é preso em operação contra fraude

Outras sete pessoas foram presas suspeitas de desvio de verba em reforma da Câmara de Vereadores. Entre os alvos da operação estão servidores públicos e empresários. Irregularidades aconteceram na época em que prefeito ainda era presidente da Câmara.


(Foto: Fagner Pinho/MPGO)
Pastor André (Foto: Reprodução)
O prefeito de Planaltina, cidade goiana no Entorno do Distrito Federal, pastor André (PRB), foi preso na manhã desta terça-feira (6) suspeito de fraude em licitações e desvio de dinheiro na obra de reforma da Câmara de Vereadores da cidade.

Além dele, que é o atual prefeito interino e ex-presidente do legislativo, servidores públicos e empresários também foram presos na operação intitulada "Mãos à Obra" deflagrada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO).

O prejuízo aos cofres públicos é estimado em meio milhão de reais, segundo informações do MPGO. Ao todo são cumpridos oito mandados de prisão e 14 de busca e apreensão nessa operação que acontece também em Goiânia, Formosa e em Guará, cidade-satélite do Distrito Federal.

Publicidade


“A operação apura irregularidades nas reformas feitas na Câmara de Vereadores de Planaltina. Eles [presos] fizeram várias contratações por meio do então presidente da Câmara e essas contratações foram todas fraudulentas. As obras foram superfaturadas e houve desvio de dinheiro público”, disse o promotor Rafael Simonetti.

Ainda segundo o MPGO, durante as investigações foi detectado que o Pastor André, que na época era presidente da Câmara de Planaltina, teria fraudado contratações de empresas e superfaturado obras, além de ter desviado recursos do erário público. Nove delegados da Polícia Civil e 37 agentes da Polícia Militar cooperam com a ação.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Planaltina disse, em nota, que aguarda mais notícias do Ministério Público e que a prisão temporária é em relação a atos feitos na época em que ele ainda era vereador.

Eleição suplementar

No dia 28 de outubro os eleitores de Planaltina foram as urnas para votar no novo prefeito da cidade em uma eleição suplementar, depois que o Tri­bunal Regional Eleitoral (TRE-GO) cassou o mandato do prefeito Da­vid Alves Teixeira Lima (PR), e de sua vice, Maria Aparecida dos San­tos (Pros), por compra de votos. Eles nem assumiram o cargo.

Eles Reis (PTC) foi eleito com com 43,76% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou o próprio Pastor André (PRB), com 40,75% dos votos.


Informações do G1 e Correio Web

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem