FORMOSA: Bispo pede renúncia e Papa Francisco acolhe o pedido

FORMOSA: Bispo pede renúncia e Papa Francisco acolhe o pedido

Bispo Dom José Ronaldo Ribeiro é acusado de participar de esquema de desvio de mais de R$ 2 milhões dos cofres da Igreja Católica. Na segunda-feira (10) aconteceu a primeira audiência no Fórum de Formosa.
(Foto: Reprodução)

O Bispo Dom José Ronaldo, da Diocese de Formosa (GO), no Entorno do Distrito Federal pediu renúncia e o pedido foi acolhido nesta quarta-feira (12) pelo Papa Francisco. A informação é do G1 Goiás.

Dom José Ronaldo é acusado de desviar, junto com outros cinco padres, R$ 2 milhões em dízimos da Diocese de Formosa. O anúncio foi publicado na madrugada pelo Vaticano no Bollettino Sala Stampa Della Santa Sede, uma espécie de “diário oficial” do Vaticano e divulgado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“O Santo Padre Francisco aceitou a renúncia do governo pastoral da diocese de Formosa (Brasil) apresentada por S.E. Dom José Ronaldo Ribeiro e nomeia administrador apostólico de Formosa S.E. Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo Metropolitano de Uberaba”, informa o comunicado.

(Foto: Reprodução)

O comunicado nomeia como bispo responsável pela Diocese de Formosa Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo Metropolitano de Uberaba, que já havia sido nomeado interventor, depois que o bispo foi preso no último dia 19 de março, durante a Operação Caifás, deflagrada pelo Ministério Público Estadual de Goiás (MP-GO).

A CNBB destacou a trajetória de Dom José Ronaldo, apresentando uma biografia do religioso.

“Dom José Ronaldo [...] estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, em Brasília. Foi ordenado presbítero em 1985, também em Brasília. Tomou posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Sobradinho. Por lá desempenhou várias iniciativas e realizações. Foi nomeado bispo de Janaúba em 2007. Recebeu a ordenação episcopal e tomou para si o lema : “In corde legem meam” – Minha lei no coração [Jr. 31, 31-34]. Sua posse na diocese se deu em 2007. Em setembro de 2014, Dom José Ronaldo foi nomeado bispo de Formosa. Tomou posse na diocese no dia 22 de novembro do mesmo ano”, afirma o comunicado.

Na segunda-feira (10) aconteceu a primeira audiência de instrução do processo no Fórum de Formosa. As duas testemunhas que foram ouvidas relataram que houve um significativo aumento nos gastos por parte do bispo da cidade, José Ronaldo. Além disso, relataram ameaças feitas por um padre que estava investigando as irregularidades. Ainda é preciso ouvir mais de 30 testemunhas, além dos 11 denunciados.
(Foto: Vitor Vieira do G1)
Como ainda faltam ouvir mais de 40 pessoas, duas novas audiências foram marcadas, uma para o dia 13 de setembro e outra para 11 de outubro. Porém, o Ministério Público acredita que as audiências só terminem em dezembro.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem