CIDADES: MP realiza operação contra desvios de recursos na Igreja Católica em três cidades de Goiás

CIDADES: MP realiza operação contra desvios de recursos na Igreja Católica em três cidades de Goiás

Ação cumpre 13 mandados de prisão e dez de busca e apreensão em Formosa, Posse e Planaltina, no Entorno do DF.
(Foto: MP-GO/Divulgação)

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) deflagrou na madrugada desta segunda-feira (19) a Operação Caifás, que visa desarticular uma associação criminosa que atuava desviando recursos da cúria (administração central) da Diocese da Igreja Católica de Formosa, no Entorno do Distrito Federal bem como de algumas paróquias ligadas a ela em outras cidades.

De acordo com o MP-GO, os recursos eram provenientes de dízimos, de doações, de taxas como batismo, casamento, dentre outras, e de arrecadações festivas de dinheiro proveniente de fiéis.



Publicidade



De acordo com a Assessoria de Comunicação Social do MP-GO, estão sendo cumpridos 13 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão em três municípios de forma simultânea, sendo 9 de prisão e 5 de busca e apreensão em Formosa; 3 de prisão e 4 de busca e apreensão em Posse; e 1 de prisão e 1 de busca e apreensão em Planaltina, todos contra lideranças religiosas ou administrativas ligadas à Igreja Católica.

Bispo de Formosa, Dom José Ronaldo, foi preso durante operação do MP (Foto: MP-GO/Divulgação)

A operação tem a coordenação dos promotores de Justiça Fernanda Balbinot e Douglas Chegury e conta com a atuação de mais dez promotores, com apoio do Centro de Inteligência (CI) do MP-GO, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Entorno do Distrito Federal, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI-MP), além da Polícia Civil e da Polícia Militar.

As investigações se iniciaram após o Ministério Público ter recebido denúncias de apostolados leigos (fiéis) dando conta que os desvios haviam sido iniciados em 2015. Acionado, o MP apurou as denúncias que culminaram com a operação em curso.

Os promotores e policiais cumprem os mandados em residências, na cúria da Diocese de Formosa, em paróquias de outras cidades e também em um mosteiro.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem