SAÚDE: Zika vírus também pode ser transmitido por pernilongo, diz Fiocruz

SAÚDE: Zika vírus também pode ser transmitido por pernilongo, diz Fiocruz

(Foto: Pixabay)
Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) descobriram que o zika vírus pode ser transmitido também pelo mosquito Culex quinquefasciatus, popularmente chamado de muriçoca ou pernilongo. Os grupos de insetos analisados foram coletados em Recife.

Na região metropolitana, a população de pernilongos é cerca de vinte vezes maior que a do mosquito Aedes aegipty, que já foi confirmado como vetor do zika vírus. A coleta foi feita com base nos endereços dos casos relatados da infecção, informados pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco.

Publicidade

No total, foram examinados aproximadamente 500 mosquitos Culex quinquefasciatus. O objetivo da pesquisada é detectar o papel de algumas espécies de insetos brasileiros na transmissão de arboviroses, como dengue, chikungunya e febre amarela. A zika foi a primeira na lista por conta da epidemia da doença no País e sua ligação com a microcefalia.

O vírus foi identificado em três dos 80 grupos de pernilongos analisados até o momento. Parte dos insetos não estava alimentada, indicando que o zika estava disseminado no organismo e não em um alimento infectado.

Mosquitos Aedes e Culex foram alimentados com uma mistura de sangue e vírus para que os cientistas pudessem acompanhar o desenvolvimento do vírus dentro do inseto. Em seguida, foram extraídos o intestino e a glândula salivar, que podem barrar a doença. Se a infecção é detectada na glândula, o inseto é classificado como vetor. A carga viral encontrada nas duas espécies estudadas foi similar. Os cientistas detectaram o problema analisando o material genético do vírus.

Serão realizados novos estudos para avaliar o potencial viral do pernilongo na disseminação do zika vírus e seu papel na epidemia. O estudo, que pode ser o primeiro a comprovar a relação da doença com o mosquito Culex, foi divulgado nesta quinta-feira (21). Apesar das descobertas, o foco do controle da epidemia continua sendo o Aedes aegypti.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem