CABECEIRAS: Escola Lais realiza projeto de combate as drogas

CABECEIRAS: Escola Lais realiza projeto de combate as drogas


O trabalho é longo, cansativo e desanimador quando vemos a situação brasileira diante das drogas. Crianças, jovens e adultos se envolvendo no mundo do crime e perdendo a vida tanto pelo consumo quanto pelos chefes do tráfico, quando não se consegue pagar a dívida da droga consumida. Mas a esperança sempre se renova quando se tem dedicação e força de vontade para tentar mudar esse cenário, algo que não falta na administração da escola municipal Laís Inácio Ferreira, localizada no bairro Enis Machado. Na sexta – feira (25) a escola iniciou um belo projeto que tem como principal objetivo mostrar para as crianças o mal que as drogas faz para saúde e o bem estar da sociedade. O nome do projeto de combate ao uso de drogas ainda será escolhido pelos próprios alunos.

Secretária da escola Laís e coordenadora do projeto
Lúcia Ferreira (Foto: Matheus Antunes/Interativa87)
“A gente ainda não tem o nome do projeto, que será idealizado pelos alunos. Vamos esperar eles assistirem as palestras para eles irem para casa cheios de ideias sobre a prevenção ao uso de drogas, e eles vão trazer pra gente o nome para o projeto. Após eles trazerem para gente o nome, a comissão vai escolher. O aluno ganhará um prêmio da escola”, explicou a secretária da escola Laís e coordenadora do projeto, Lúcia Ferreira.

Na escola estudam crianças a partir dos 5 anos de idade, tendo também adolescentes até os 15 anos. O projeto apresentado pelo vereador Manoel Teixeira tem o apoio da Câmara Municipal em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde, como explica Manoel.

Vereador Manoel Teixeira (Foto: Matheus Antunes/Interativa87)
“Essa é uma parceria da câmara, nos vereadores, a escola, ministério da justiça, médicos, psicólogos, farmacêuticos e a secretaria de saúde. A prevenção ao uso de drogas ele é mais importante do que a repreensão. Na educação é que a gente transforma a sociedade”, ressaltou Manoel Teixeira.

A palestra foi feita pelo agente aposentado da Polícia Federal (PF) Toscanini Batista que apresentou vários vídeos em desenho animado para as crianças e respondeu várias perguntas. Toscanini explicou de forma interativa o mal que a droga faz e como deve manter distância do entorpecente. O agente parabenizou a escola e todos os envolvidos no projeto destacando a importância da presença dos pais na palestra junto com as crianças.

Toscanini Batista (Foto: Matheus Antunes/Interativa87)
“Parabenizar pela iniciativa da escola aqui de Cabeceiras pra trazer palestra para crianças, adolescentes e para os pais, porque a droga é um problema mundial então, nós temos que começar o trabalho em casa. Os pais vieram para cá tiveram uma ideia, as professoras estão aqui dando o apoio e as crianças estão tendo a ideia do que é a droga, quais são os malefícios e principalmente o comportamento das pessoas que começam a usar drogas. Então a gente tem que implantar isso nas crianças para elas saberem que a droga é uma coisa ruim”, disse Toscanini Batista.

O projeto é complexo e a escola, juntamente com os vereadores estudam levar para os alunos os cães da PF que ajudam os agentes a localizar drogas que são escondidas em lugares que, a olho nu ou trato não são localizadas. A secretária Lúcia Ferreira tentará levar ainda para as próximas palestras, pessoas que eram dependentes e que saíram da dependência.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem