CABECEIRAS: Na operação da PF consta cabeceirenses envolvidos na fraude do INSS.

CABECEIRAS: Na operação da PF consta cabeceirenses envolvidos na fraude do INSS.

                                                                                                                                       (Foto: Vianey Bentes) 
A Operação “Lapa da Pedra”, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta terça - feira (23)que visa desarticular uma organização criminosa que cometia fraudes contra o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), prendeu até o momento sete pessoas, três em Formosa, Entorno do Distrito Federal.

Além de Formosa e Goiânia, outras oito cidades goianas incluindo Cabeceiras são cumpridos um mandado de busca e um de condução coercitiva em cada cidade; Alvorada do Norte, Damianópolis, São Domingos, Sítio D’Abadia e Valparaíso de Goiás. Em em Planaltina e Posse são cumpridos 3 mandados de busca e 3 conduções coercitivas, cada.

A ação, realizada em conjunto com o Ministério da Previdência Social e o Ministério Público Federal impediu, segundo a PF, um prejuízo aos cofres públicos superior a R$ 170 milhões. A operação é deflagrada também no Distrito Federal e nos estados de Minas Gerais,Tocantins e Alagoas.

Em toda a operação, segundo a PF, são 78 mandados de busca e apreensão, quatro de prisão temporária e 70 de conduções coercitivas. Cerca de 300 policiais federais e 60 servidores da Previdência Social participam da ação contra o esquema. De acordo com a PF, várias pessoas também serão submetidas à nova perícia médico-previdenciária para identificar se a concessão de benefícios ocorreu de forma fraudulenta.

Segundo as investigações, o grupo, que contava com apoio de servidores públicos da Previdência Social, pode estar agindo há mais de dez anos. Eles fraudavam benefícios urbanos e rurais a partir da inclusão de dados falsos em sistemas previdenciários, possibilitando a concessão de benefícios a quem não tinha direito.

“Na área rural, [os suspeitos] concediam benefícios, por vezes, com auxílio de declarações falsas do Sindicato Rural local. Todo o esquema criminoso contava com apoio de despachantes, contadores, empresários, atravessadores junto ao INSS, podendo ter a participação de advogados”, diz nota da PF.

A partir da Operação Lapa da Pedra, a Agência da Previdência Social do município goiano de Formosa passará por intervenção administrativa para que seja feita a revisão de todos os trabalhos e concessões de benefícios com suspeita de fraude. Caso seja confirmada a fraude, os beneficiáros flagrados terão os benefícios extintos, terão que devolver os valores recebidos indevidamente, além das sanções penais.

Os investigados responderão pelos crimes de estelionato previdenciário, falsificação previdenciária, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informações e organização criminosa.



*Com informações do G1 e Agência Brasil

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem