SELEÇÃO BRASILEIRA: Dunga convoca 23 jogadores para a Copa América.

SELEÇÃO BRASILEIRA: Dunga convoca 23 jogadores para a Copa América.


O técnico Dunga anunciou, na manhã desta terça-feira (5), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a lista final com os nomes dos 23 jogadores que disputarão o primeiro campeonato oficial da Seleção Brasileira desde a Copa do Mundo do ano passado: a Copa América, que será entre os dias 11 de junho e 4 de julho, no Chile.

Veja a lista dos convocados:

GOLEIROS

Jefferson (Botafogo)

Diego Alves (Valencia)

Marcelo Grohe (Grêmio)


ZAGUEIROS

David Luiz (Paris Saint-Germain)

Marquinhos (Paris Saint-Germain)

Thiago Silva (Paris Saint-Germain)

Miranda (Atlético de Madrid)


LATERAIS

Fabinho (Mônaco)

Marcelo (Real Madrid)

Filipe Luís (Chelsea)

Danilo (Porto)


MEIO-CAMPO

Luiz Gustavo (Wolfsburg)

Fernandinho (Manchester City)

Elias (Corinthians)

Casemiro (Porto)


MEIA-ATACANTES / ATACANTES

Everton Ribeiro (Al-Ahli)

Douglas Costa (Shakhtar Donetsk)

Willian (Chelsea)

Philippe Coutinho (Liverpool)

Neymar (Barcelona)

Diego Tardelli (Shandong Luneng)

Robinho (Santos)

Roberto Firmino (Hoffenheim)

O Brasil começa a caminhada pelo nono título continental no Grupo C, junto com Colômbia, Peru e Venezuela. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para a fase final, além dos dois melhores terceiros colocados, totalizando os quatro confrontos das quartas de final. A partir daí e até a final, os duelos são eliminatórios.

Na primeira fase, o Brasil faz sua estreia contra o Peru, no dia 14 de junho. No dia 17, a Seleção joga contra a Colômbia, e enfrenta a Venezuela na terceira rodada, no dia 21. Doze países estão na Copa América: o anfitrião Chile, Equador, Bolívia, Argentina, Uruguai, Paraguai, Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela, México e Jamaica - estes dois últimos como países convidados pela Conmebol.

A apresentação dos jogadores está prevista para o dia 1º de junho, na Granja Comary, para uma bateria de exames médicos e testes físicos. O período de treinos deve começar na quarta-feira (3). No dia 7 de junho, às 17h, o Brasil tem amistoso contra o México, no Allianz Parque - o estádio do Palmeiras -, em São Paulo. O selecionado encerra a preparação para a Copa América com outro jogo amistoso, desta vez em Porto Alegre, no estádio Beira-Rio, no dia 10 de junho. O adversário é a seleção de Honduras. A delegação segue viagem para Temuco, no Chile, no dia 12 de junho.

A comissão técnica terá o reforço de dois auxiliares técnicos pontuais, prática adotada desde que Dunga e o coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, assumiram a Seleção. O ex-volante Clodoaldo, campeão do mundo em 1970, aceitou o convite de integrar o corpo técnico durante o período preparatório. Durante a Copa América, o cargo provisório será ocupado pelo tetracampeão Mauro Silva.

Último título
A última vez que o Brasil venceu a Copa América foi em 2007, na Venezuela, tendo Dunga como comandante e o atacante Robinho, que também aparece na lista deste ano, como artilheiro, com seis gols marcados. O Brasil venceu a Argentina na final por 3 a 0, com gols de Júlio Baptista, Ayala, contra, e Daniel Alves. A Seleção terminou a Copa com quatro vitórias, um empate - contra o Uruguai, nas semifinais, que levou à decisão por pênaltis vencida pelo Brasil - e uma derrota, com 15 gols marcados e cinco sofridos.

Queda precoce
Mano Menezes era o técnico que estava à frente da Seleção na última edição da Copa América, em 2011, na Argentina: na ocasião, o Brasil garantiu a liderança do Grupo B graças ao saldo de gols - o time nacional fez os mesmos cinco pontos que a Venezuela, mas terminou com dois gols de saldo, contra um dos venezuelanos.

A eliminação veio logo nas quartas de final, diante do Paraguai: depois de um zero a zero no tempo regulamentar, Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred desperdiçaram suas cobranças nos pênaltis e o Paraguai só precisou converter duas penalidades para chegar às semifinais. 


Fonte: Agência Brasil

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem