SAÚDE: Saiba qual a diferença entre gripe e resfriado e como prevenir

SAÚDE: Saiba qual a diferença entre gripe e resfriado e como prevenir



Quando se fala em gripe e resfriado, todo mundo pensa que é a mesma coisa. Apesar dos sintomas básicos, como nariz entupido, espirros e dores de cabeça e no corpo serem parecidos, gripe é totalmente diferente de resfriado. 

A gripe é uma infecção respiratória causada pelos vírus da família Influenza e resulta em febre acima dos 38 graus, além da sensação de mal estar muito intensa. Já o resfriado é causado por dezenas de vírus diferentes, como o Rinovírus, o Adenovírus e Parainfluenza. Além de uma leve febre, não ultrapassando os 37 graus, a doença provoca uma leve dor de garganta. 

Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina concentram o maior número de casos de contaminação pelo vírus. Para evitar o contágio pela gripe ou pelo resfriado, o diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica que a população precisa ficar atenta a alguns cuidados:

“Devem dar muita atenção aos hábitos de higiene. A proteção da boca e do nariz, quando se espirra ou se tosse, de preferência usando lenço ou protegendo com o braço. Evitar proteger com as mãos, porque as pessoas se tocam muito com as mãos umas às outras. A lavagem de mãos frequentes é muito importante também. Essas são medidas bastante importantes. O Ministério da Saúde vem oferecendo a vacina para a gripe para as pessoas que tem maior risco de agravamento.”

O SUS oferece gratuitamente a vacina contra a gripe para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto; presos e funcionários do sistema prisional. Também podem se vacinar pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. Além da vacina, o SUS distribui medicamento para o tratamento da doença. 

Quem sentir febre acima dos 38 graus, dor de cabeça e no corpo e uma intensa sensação de mal estar deve procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa. 

Para saber mais, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br/svs.


Por Victor Maciel / Agência do Rádio

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem