BRASIL: Termina no domingo o horário de verão, relógios devem ser atrasados em uma hora. - Rádio Interativa FM - Cabeceiras - GO
Sejam bem vindos!!
Home » , » BRASIL: Termina no domingo o horário de verão, relógios devem ser atrasados em uma hora.

BRASIL: Termina no domingo o horário de verão, relógios devem ser atrasados em uma hora.

Publicado por Redação na sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015 | 15:07



O horário brasileiro de verão 2014/2015 terminará na virada de sábado (21) para domingo (22). Em vigor desde outubro de 2014 nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul,  é preciso atrasar o relógio em uma hora exatamente à meia noite do sábado.

O governo federal chegou a considerar a hipótese de prorrogar a vigência do horário, mas desistiu da ideia, já que em muitas regiões a medida poderia ocasionar desperdício e não economia de energia.

O principal objetivo da mudança é a economia de energia. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com uma hora a mais de luz natural no período, a expectativa é de que a demanda no horário de pico diminua 2.595 MW - uma redução que varia de 4,5% a 5% das cargas totais dos subsistemas. A economia prevista é de e aproximadamente R$ 278 milhões, em função da diminuição de geração térmica.

Como surgiu o horário de verão?
No Brasil, o primeiro horário de verão foi realizado entre 1931 e 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, com duração de 5 meses. A prática vem sendo adotada sem interrupções desde 1985, com algumas diferenças nos estados que aderem à mudança e os períodos de duração.

Em 2008, o decreto 6.558 definiu as datas para a mudança de horário e fixou a duração da medida em quatro meses. Assim, ficou estabelecido que o horário de verão começa no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. A única exceção ocorre quando o terceiro domingo de fevereiro coincidir com o domingo de Carnaval. Nesse caso, o horário de verão termina no quarto domingo de fevereiro.

A ideia de adiantar a hora oficial em períodos de verão foi lançada em 1784 por Benjamim Franklin, político e inventor americano. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, para economizar os gastos com carvão.


Da redação com informações da Agência Brasil
Clique e Compartilhe
:

0 comentários :

Deixe o seu comentário.

Os comentários são de responsabilidade dos autores.

PUBLICIDADE

Curta a nossa página no Facebook
 
Suporte : E-mail | Luciano Max®
Plataforma Blogger
Copyright © 2011. Rádio Interativa FM - Cabeceiras - GO - All Rights Reserved
Todos os Direitos reservados a Interativa FM 87,9 Trabalho e Sucesso