TRÂNSITO: Corregedoria apura conduta de PMs após morte de 6 na BR-020. Vídeo.

TRÂNSITO: Corregedoria apura conduta de PMs após morte de 6 na BR-020. Vídeo.


A Corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)e a Polícia Militar de Goiás (PMGO) vão investigar vídeos que está sendo compartilhados através do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, em que mostram membros da corporação debochando de duas vítimas que agonizavam no asfalto, após acidente de trânsito ocorrido no início da madrugada de domingo (15) na BR-020 nas proximidades do município de Formosa (GO), Entorno do Distrito Federal que matou seis pessoas.


(Foto: Reprodução / YouTube)
Cinco adolescentes, com idades entre 12 e 18 anos ocupavam um carro, Fiat Siena com placa clonada que havia sido roubado no dia 5 de fevereiro em Valparaíso de Goiás, e desobedeceram a ordem de parada de uma equipe da PM. Nas proximidades de Formosa, o veículo delas atingiu um VW CrossFox que resultou na morte também do motorista desse veículo.

Em um vídeo de aproximadamente 17 segundos, mostram membros da corporação debochando de duas vítimas que agonizavam no asfalto. Homens que não aparecem no vídeo chegam a falar: “Chora não", "você não rouba, c******? Você não rouba, desgraça?", "assume o papel de homem" e "morre com dignidade” (sic).

Assista abaixo:


Segundo informações do G1, a PM do DF informou por e-mail que abriu investigação para saber se a fala é de PMs do DF ou de policiais de outra corporação – a perseguição contou também com policiais de Goiás e rodoviários.

“Todo policial é formado para servir e proteger a sociedade, como sempre fizemos. Este tipo de atitude isolada que denigre a imagem da corporação não será aceita”, declarou em nota a PM do Distrito Federal.

Ainda segundo o G1, a PM de Goiás disse também estar apurando o caso. "[A imagem] não nos permite dar informações conclusivas, uma vez que mostram apenas um dos momentos da ocorrência, não fazendo alusão às circunstâncias anteriores ou posteriores, de um acompanhamento policial que iniciou no Distrito Federal.

As imagens estão sendo analisadas, para identificar a participação de policiais militares do estado de Goiás que, porventura, tenham apoiado as equipes da PMDF no momento do acidente."

Em um determinado momento da gravação, um policial, que não aparece no vídeo, ilumina com uma lanterna um dos jovens agonizando no chão e diz: "Olha, moço, o tamanho dessa carniça".

O promotor de Justiça Nísio Tostes disse que está analisando as imagens e vai estudar quais procedimentos serão adotados.

Revoltados, familiares fizeram protesto na BR-020.
Familiares dos cinco adolescentes de Brasília mortos no acidente fecharam a BR-020 na altura de Planaltina na manhã desta quinta-feira (19) para denunciar suposta omissão de socorro. Eles levaram cartazes para a rodovia e vestiram camisetas com fotos das vítimas. Eles também fizeram rodas de oração. Durante o ato, que durou duas horas e meia, policiais militares revistaram parte dos 70 manifestantes, o que gerou clima de revolta. O grupo fechou a via por 20 minutos, mas disse que não pretendia voltar a bloquear o trânsito.
(Foto: Isabela Calzolari / G1)


Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem