CABECEIRAS: Membro do Sintego regional fala sobre a greve dos professores e servidores da rede pública.

CABECEIRAS: Membro do Sintego regional fala sobre a greve dos professores e servidores da rede pública.


A maioria das escolas pertencentes ao município aderiu a “Paralisação Nacional” de três dias a contar a partir de hoje (17) e apenas uma das três sob responsabilidade do estado participa parcialmente da greve, segundo informações do Sérgio Fernandes, membro da regional de Formosa (GO) no Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) e Secretário de Políticas Sociais.

Sérgio que também é professor participou ao vivo no programa Alô Cabeceiras nesta manhã para falar sobre a greve dos professores e trabalhadores administrativos da rede pública de ensino que está acontecendo em todo o país e inclusive em Cabeceiras.

De acordo com Sérgio, a única escola estadual que aderiu a paralisação foi a Oemis Virgínio Machado, localizada no Setor Mariano Machado. Ela parou as atividades, mas poderá voltar a funcionar normalmente nesta terça – feira (18) porque a direção da escola irá avaliar como foi à adesão até o momento, e dependendo do resultado do primeiro dia de greve, eles voltarão às atividades. Ouça a entrevista abaixo.

A greve nacional foi convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Os professores e servidores reivindicam mais investimentos na formação profissional, a aplicação dos royalties do petróleo na valorização dos trabalhadores, urgência na votação do Plano Nacional de Educação (PNE), cumprimento da lei do piso salarial e contra o reajuste do piso salarial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Cabeceiras
A rede municipal aproveitou a greve para cobrar o aumento disponibilizado pelo Governo Federal no início do ano que segundo o vereador Célcio Basílio (Pros) a prefeitura ainda não fez o reajuste. Ao Interativa87 o ex-secretário de finanças Enival Ferreira informou que o governo enviou a tabela para o município em fevereiro para reajuste de janeiro e que a prefeitura encaminhou o projeto para ser aprovado na câmara neste mês para liberação do pagamento.

Vereador Célcio Basílio. (Foto: Bruno Soares)
E entrevista na manhã desta segunda – feira (17), Célcio falou que o projeto foi encaminhado para câmara no dia 20 de fevereiro e aprovado por unanime na quinta – feira (13), justamente no dia em que ele e o Everaldo Torres tomaram posse na câmara como vereadores para ocupar as vagas deixadas por Chicão Lima (PMDB), que assumiu a secretaria de saúde e o ex-presidente da casa Gerson Ataídes (PSD) que assumiu a prefeitura no lugar do ex-prefeito Nadir de Paiva (PP) que teve seu diploma cassado no TRE-GO (Tribunal Regional Eleitoral). Basílio espera que seja pago os três meses de aumento.

Ao Interativa87, o atual prefeito Gerson Ataídes informou que já está consultando o financeiro da prefeitura, caso tenha o dinheiro suficiente, o pagamento será feito dos dois meses (janeiro e fevereiro), caso não há dinheiro suficiente em caixa, ele estará pagando no momento o mês de janeiro. Já o mês de março no qual ele tomou posse como prefeito, caso permaneça no cargo, os professores já receberão com o aumento.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem