OPERAÇÃO AVALANCHE: MP-GO cumpre mandados de prisão em cidades do entorno do DF.

OPERAÇÃO AVALANCHE: MP-GO cumpre mandados de prisão em cidades do entorno do DF.


A Operação Avalanche deflagrada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) prendeu na manhã dessa terça – feira (18) dezesseis pessoas, cinco foram conduzidas coercitivamente e 19 mandados de busca e apreensão cumpridos, este é o saldo parcial da Operação segundo informou o MP-GO.

O objetivo é desmontar uma organização criminosa que agia em Campos Belos, no Nordeste goiano, com ramificação em Formosa e orquestrado por telefone do complexo prisional em Aparecida de Goiânia.

Participam da ação promotores de Justiça de diversas comarcas do Estado, com apoio do Centro de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP. O trabalho conta ainda com a parceria das Polícias Civil e Militar de Goiás e Polícia Civil do Distrito Federal, além do Grupo de Operações Penitenciárias (Gope) da Secretaria de Administração Penitenciária e Justiça e de agentes carcerários da Penitenciária Odenir Guimarães.

Foto: CSI
Entre o material apreendido na ação estão cerca R$ 50 mil em espécie, em moedas diversas (real, euro, dólar e peso), um cheque no valor de R$ 100 mil, grande quantidade de drogas (o total ainda está sendo levantado), cadernos de anotações, documentos, celulares e chips. As drogas foram flagradas com suspeitos presos em Formosa, Campos Belos e no presídio em Aparecida e resultaram em flagrantes específicos.

Dos detidos, dez estavam em Campos Belos, quatro em Formosa e dois no complexo prisional. Diligências ainda estão sendo feitas pelas equipes para cumprimento de dois mandados de prisão, um deles em Sobradinho (DF). As conduções coercitivas (quando as pessoas são levadas para prestar depoimento e liberadas em seguida) aconteceram em Campos Belos.

Investigação
Os promotores participantes destacam que as investigações começaram em dezembro do ano passado pela Promotoria de Justiça de Campos Belos. A partir de então, vários crimes foram apurados, tais como o tráfico e a associação ao tráfico de drogas, comércio ilegal de armas de fogo, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Esteve sob investigação também a facilitação de entrada de celulares em presídio.

Da cadeia
De acordo com o MP, a organização era comandada por um detento, de dentro da Penitenciária Odenir Guimarães, em Aparecida de Goiânia. Ficou constatado que ele, de posse de um celular, enviava ordens aos membros da organização, fornecendo-lhes drogas e armamentos, que eram sistematicamente distribuídos em Campos Belos e Formosa.

O MP esclarece que, em Campos Belos, a organização contava com pelo menos seis membros, enquanto em Formosa, agiam outros seis. Além do líder da organização, outro preso, que dividia a cela com o ordenador do grupo, foi alvo das investigações por associação à organização.

Interceptações
Em dezembro último, interceptações telefônicas, devidamente autorizadas judicialmente, foram feitas para descobrir a atuação da organização, seus membros, movimentação financeira e o caminho da droga. Durante as investigações, foi possível a intervenção pontual da Polícia Militar em Campos Belos, com a apreensão de importante quantia de drogas e a prisão em flagrante de alguns dos integrantes.

Denúncias
O Ministério Público adianta que está previsto o oferecimento, num primeiro instante, de três denúncias por tráfico de drogas contra vários membros da organização, o que deve acontecer até o final desta semana.

Coletiva
Uma entrevista coletiva sobre a operação foi agendada para as 14 horas de hoje, na sede das Promotorias de Formosa, que fica Rua Emílio Póvoa, n° 70, Centro.

Com informações de Ana Cristina Arruda e Cristiani Honório/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Fotos: CSI

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem