CABECEIRAS: Câmara de vereadores tem novo presidente em eleição surpresa.

CABECEIRAS: Câmara de vereadores tem novo presidente em eleição surpresa.

Atualizada na Sexta-feira, 29 de novembro de 2013 | 06:50

Gerson Ataídes, presidente eleito.
Foto: Divulgação
Ocorreu na noite desta quinta – feira (28), a eleição para a nova presidência da Câmara Municipal de Vereadores. Nas reuniões que são realizadas todas as quintas – feiras, os vereadores elegeram ontem por unanimidade, o vereador Gerson Ataídes (PSD) para presidir a casa durante o ano de 2014 e como vice-presidente o vereador Everton Francisco “Tuta” (PDT) que é o atual presidente.

“Na publicação anterior havíamos informado que o vice-presidente era o vereador Djalma Paraíba (PSC), informação corrigida acima. Djalma ficou na suplência, conforme documento enviado para reportagem”.

A eleição pegou os vereadores Batista Lima (PR), Zada (PTB), Renato Xavier (PTN) e Chicão Lima (PMDB) de surpresa. Eles disseram que não foram comunicados sobre a eleição e classificaram como “falta de consideração”.

Na reunião de ontem haviam os nove vereadores, e nas cadeiras destinadas ao público apenas duas pessoas.

A reportagem entrou em contato com o presidente Tuta para comentar sobre o assunto, no primeiro momento ele atendeu a ligação, mas não podia fala naquele instante e que retornaria a ligação, até às 21h22, hora da publicação da matéria ele não havia retornado. Às 21h34, o presidente retornou a ligação e disse que todos os vereadores sabiam que nesta quinta seria a eleição para renovação da “Mesa Diretora”.

Segundo Tuta, o projeto de resolução aprovado em julho de 2007 (veja no final), que altera o regimento interno da câmara, obriga a casa a realizar no ultimo dia de novembro a eleição para nova mesa. O presidente no entanto colocou a votação para a ultima sessão do mês.

O fato de não divulgar a imprensa sobre a votação para nova mesa diretora, foi uma medida tomada pelo presidente, para evitar que acontecesse o mesmo episódio que ocorreu no início do ano com a eleição sendo adiada devido a ausência de vereadores, na ocasião, foram realizadas duas sessões onde os vereadores Batista Lima, Zada, Renato Xavier e Chicão Lima não compareceram (Leia mais).

O presidente Tuta explica que, na reunião da semana passada, quinta – feira (21), todos os vereadores já sabiam que iria ser realizada a eleição e que já estava na pauta de ontem a votação na resolução nº 003/07.

Ainda segundo Tuta, no mural da câmara foi fixada o projeto de resolução e a data da eleição para nova mesa diretora.

Sendo assim, a nova mesa diretora que será empossada no dia 1º de janeiro de 2014 e ficará até 31 de dezembro do mesmo ano ficou da seguinte forma.

Presidente: Gerson Lopes de Ataídes (PSD)
Vice-presidente: Everton Francisco de Matos (PDT)
1º Secretário: Edmundo Gomes Filho (PSB)
2º Secretário: Manoel Teixeira Barbosa (PV)
Suplente: Djalma Inocêncio da Silva (PSC)

O vereador Gerson volta a presidir a câmara após um ano fora do cargo, ele foi presidente em 2012 e deixou o posto no início deste ano após nova eleição, onde Everton Francisco foi eleito.

Projeto de resolução.
Foto: Reprodução/ Projeto de Resolução

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem