POLÍTICA: Goiatuba terá novas eleições para prefeito no dia 1° de setembro

POLÍTICA: Goiatuba terá novas eleições para prefeito no dia 1° de setembro


Os eleitores de Goiatuba, a 176 quilômetros de Goiânia, vão voltar às urnas no dia 1ª de Setembro para elegerem o novo prefeito e vice – prefeito da cidade. Segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).

Os candidatos eleitos em outubro do ano passado tiveram seus mandatos cassados por determinação da Justiça Eleitoral em virtude de um esquema de compra de votos durante a eleição de 2012. Tiveram os diplomas cassados, Reinaldo Cândido da Silva e Ronaldo Salatiel da Silva, prefeito e vice-prefeito, respectivamente, eleitos no ano passado.

O presidente da Câmara dos vereadores, Noroel Buzain (PSC), assumiu a prefeitura de forma provisória.

O Advogado eleitoral Diogo Crossara explica o porquê de o prefeito eleito em 2012 ter tido o mandato cassado. “O prefeito foi cassado pelo TRE em decisão unânime por abuso de poder econômico, compra de voto e gastos ilícitos, essa decisão foi tomada baseado em várias provas que havia no processo, inclusive vídeos que mostravam esses apoios políticos”.

Com as eleições marcadas, os partidos poderão deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito e vice-prefeito do dia 25 ao dia 28 de julho, conforme instruções expedidas pelo TSE.

A Justiça Eleitoral, a partir do dia 30 de julho, permitirá que os candidatos iniciem suas campanhas. No entanto, as propagandas eleitorais por meio de rádio e televisão só podem se iniciar 20 dias antes da data da votação.

O Juiz Eleitoral terá até o dia 3 de Setembro para divulgar o resultado da eleição para prefeito e vice-prefeito do município de Goiatuba e proclamar os eleitos.


Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem