CIDADES: Veneno jogado em escola não pode ser usado em aviões.

CIDADES: Veneno jogado em escola não pode ser usado em aviões.

Segundo Danilo Carvalho, agrotóxico só pode ser aplicado via terrestre.
Aeronave teria passado a 15 metros do colégio em Rio Verde, GO.

Foto: Reprodução/TV Anhanguera
O agrotóxico engeo pleno, jogado sobre uma escola da zona rural de Rio Verde, no sudoeste de Goiás, na sexta-feira (3), não poderia ser usados em aviões. A informação é do delegado regional de Rio Verde, Danilo Carvalho, que apreendeu a nota fiscal do produto utilizado. Segundo ele, pelas leis ambiental e de utilização de agrotóxico, o inseticida só pode ser aplicado via terrestre.

O delegado explicou que o receituário agronômico do veneno é bem claro ao dizer que ele não pode ser pulverizado de forma aérea, somente pelo chão. "Mesmo assim, tomando todas as medidas de precaução para evitar que ele pudesse contaminar e trazer risco a saúde de qualquer ser humano", explicou.

Na sexta-feira (3), o piloto, o proprietário da empresa dona do avião e o responsável técnico foram presos por causa do incidente. De acordo com Danilo Carvalho, a lei diz que todos eles devem ser responsabilizados pelo crime, uma vez que não tomaram as medidas necessárias para a utilização do produto.

O inseticida só pode ser aplicado via terrestre.
Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Em trabalho conjunto com a Polícia Técnico-Científica e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), a Polícia Civil também teve acesso ao GPS que estava na aeronave. O plano de voo indicou que o avião sobrevoou a escola a pelo menos 15 metros de distância.

A Aerotex Aviação Agrícola LTDA responsável pela aplicação de agrotóxicos no local disse que não houve derramamento de veneno sobre a escola. A empresa afirma ainda que está apurando as possíveis causas do acidente.


Leia mais no G1/Goiás

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem