GO: Prefeito, vice e 2 vereadores têm diplomas cassados por compra de voto

GO: Prefeito, vice e 2 vereadores têm diplomas cassados por compra de voto

Juiz determinou afastamento imediato de Reinaldo Cândido da Silva (PSDB), do vice Ronaldo Salatiel da Silva (PSDB) e dos vereadores Genusvaldo Galdino de Araújo (PSD) e Jubes Carlos Marques da Silva (PSDB).

10/03/2013 às 11h50
Reinaldo Cândido, eleito prefeito com 54%
dos votos.
Diploma foi cassado por crime eleitoral
O juiz Marcus Vinicius Alves de Oliveira, da 38ª Zona Eleitoral, cassou os diplomas do prefeito Reinaldo Cândido da Silva (PSDB), do vice Ronaldo Salatiel da Silva (PSDB) e dos vereadores Genusvaldo Galdino de Araújo (PSD) e Jubes Carlos Marques da Silva (PSDB) em Goiatuba.

O resultado faz parte de uma investigação feita pelo Ministério Publico Eleitoral de Goiás que comprovou compra de votos pela coligação Goiatuba Para Todos (PRB/PT/PMDB/PSC/PSB/PPL/PT DO B).

Pela determinação do magistrado, o presidente da Câmara Municipal deve assumir a prefeitura interinamente até que sejam realizadas novas eleições e os suplentes dos vereadores cassados convocados de imediato.

As investigações que resultaram na cassação dos três diplomas tiveram como base informações resultantes de interceptações telefônicas de Sieber Marques Buzain, ex-vereador da cidade. De acordo com o MPE, a quebra do sigilo telefônico desbaratou um esquema de “engenhosa engrenagem”, cujo objetivo era fraudar as eleições por meio da compra de votos.

Era oferecido aos eleitores uma média de R$ 100 por voto. Listas eram posteriormente elaboradas para confirmação ou não da intenção de voto e depois remetidas a Sieber Marques. O ex-vereador comandava o esquema de um escritório montado em sua casa.

Além da quebra dos sigilos telefônicos foram cumpridas ordens de busca a apreensão expedida pelo juiz na casa de Sieber um dia antes do pleito (6/10/2012). Foram apreendidas as listas, cadernos com indicação de eleitores e legendas “P” e “NP”, significando “Pago” e “Não Pago”, além da quantia de R$ 141.934, que seriam usados para comprar votos no dia 7. O vereador Gino estava na residência de Sieber no dia das apreensões, tendo sido ambos presos em flagrante delito. O esquema, contudo, continuou sobre o comando da esposa de Sieber, Chirley Vieira Cassiano.

Goiatuba (a 176 km de Goiânia) possui, segundo o Censo 2010, cerca de 33 mil habitantes. Reinaldo Cândido foi eleito com 11.725 votos (54,68%).

Fonte: Jornal Opção

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem