GOIÁS: Campanha de Vacinação contra Gripe começa no sábado

GOIÁS: Campanha de Vacinação contra Gripe começa no sábado

02/05/2012 às 15h43
Do Goiás Agora
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deste ano começa no próximo sábado, dia 5. Neste dia, os postos de vacinação, fixos e volantes, ficam abertos das 8 às 17 horas. Pessoas com mais de 60 anos, crianças com idade entre 6 meses e menores de 2 anos, trabalhadores da saúde que fazem atendimento para gripe, gestante em qualquer idade gestacional e população indígena aldeada (todas as faixas etárias) devem ser imunizadas. A campanha segue até o dia 25 de maio. O local da abertura oficial da campanha ainda não foi definido.

A meta é imunizar, no mínimo, 80% dos grupos elegíveis para a vacinação, o que representa mais de 668,6 mil pessoas de um total de 835.771. O objetivo da vacinação é reduzir o índice de mortes, complicações e internações decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza. A vacina é trivalente e protege contra três tipos de vírus, incluindo o da gripe A (H1N1). As doses estarão disponíveis em 902 postos fixos e 1.492 postos volantes, além de 885 viaturas e embarcações. Mais de 11 mil profissionais de saúde estarão envolvidos com a campanha em todo o Estado.

Desde o ano passado, outros grupos foram acrescidos à população alvo da campanha contra a gripe, com metas estabelecidas de coberturas vacinais maiores ou igual a 80%. Em todos os grupos, exceto o de gestantes, a cobertura atingiu mais de 90%. No total, foram 750.576 doses aplicadas. Em 2011, 1 caso de H1N1 foi confirmado em Goiás. Este ano, de acordo com os últimos números, foram confirmados oito casos e três mortes.

Vacinas
A orientação da Gerência de Imunizações e Rede de Frio da Secretaria da Saúde (SES-GO) é para que os municípios aproveitem a oportunidade da campanha contra a gripe para oferecer as vacinas de rotina a todas as faixas etárias, conforme o esquema recomendado, nas áreas rurais e de difícil acesso.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem