Federais procuram restos mortais de vítimas de grupo de extermínio

Federais procuram restos mortais de vítimas de grupo de extermínio

Chácara localizada em cidade a 42km de Goiânia é um dos locais vasculhados pela Polícia Federal

Publicação 19-02-2011 ás 18h05min
Após prender 19 policiais militares goianos acusados de integrarem um grupo de extermínio em ação na capital do estado e no Entorno, a Polícia Federal (PF) concentra esforços para localizar as áreas onde estariam depositados os restos mortais de pelo menos 11 pessoas desaparecidas após contato com os PMs.

Denúncias anônimas levaram os agentes a vasculharem por duas vezes uma chácara situada no município de Aragoiânia, a 42 quilômetros da capital do estado (veja Onde fica). Agentes federais confirmaram que estiveram na área, mas não divulgaram se encontraram ossadas. As buscas também ocorrem em Aparecida, a 5km de Goiânia.

A propriedade rural em Aragoiânia pertence à família do sargento Gerson Marques Ferreira, um dos detidos na Operação Sexto Mandamento, desencadeada na última terça-feira. O Correio esteve no local ontem pela manhã. A chácara levanta suspeitas logo na entrada. Nenhuma placa informa o nome da propriedade nem identifica o endereço. Ainda assim, é bastante frequentada.

Moradores da região contaram à reportagem que as madrugadas eram movimentadas na casa, antes da ação da PF. Há relatos de inúmeras festas com a participação de garotas de programa, além da entrada e saída constante de viaturas da PM. Ouviam-se até estampidos de tiros. “Já ouvi algumas vezes barulhos que pareciam tiros e de gente gritando, mas sempre teve tanta bagunça lá, que eu nem estranhava mais”, contou um vizinho, que preferiu não se identificar.

Segundo outra testemunha, na manhã da última terça-feira — os agentes federais chegaram ao local no fim da tarde —, houve um intenso entra e sai de viaturas da Rondas Tático Móveis (Rotam), a tropa de choque da polícia goiana. “Eu vi pelo menos umas quatro vezes uns carros pretos da polícia entrando pela manhã aí. Pareciam apressados. Quando foi à tarde, outros policiais (federais) chegaram e ficaram lá dentro um tempão”, informou uma mulher.

Reivindicação
Amanhã, os familiares das pessoas desaparecidas e executadas supostamente por homens fardados em várias cidades do Goiás vão se reunir em Goiânia (GO) para comemorar o resultado da Operação Sexto Mandamento. Segundo o presidente do Comitê Goiano pelo Fim da Violência Policial (GFVP), padre Geraldo Marcos Labarrere, a entrada da PF no caso mostrou a força da sociedade. “Vamos comemorar porque finalmente a justiça começa a ser feita. As famílias estão mais aliviadas com essas prisões e a esperança de saber o que realmente aconteceu com seus filhos reacendeu”, afirmou.

Texto: Correio Braziliense

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem