CABECEIRAS: Poço artesiano que atenderá a Cabeceira da Mata tem vazão de 7 mil litros por hora

CABECEIRAS: Poço artesiano que atenderá a Cabeceira da Mata tem vazão de 7 mil litros por hora

O poço tem capacidade para atender a comunidade Cabeceira da Mata por muito anos. Agora, o abastecimento é feito pela Saneago (Saneamento de Goiás) que recebeu a concessão após lei aprovada na câmara e sancionada pelo prefeito.


(Foto: Marco Dutra/Divulgação)

A empresa contratada para perfurar o poço artesiano - Geodril - que irá abastecer a comunidade Cabeceira da Mata, distante 14 quilômetros do centro de Cabeceiras, realizou a entrega do poço a Saneago (Saneamento de Goiás), na manhã desta quinta-feira (12) com a presença do prefeito Tuta (PDT) e o vice-prefeito Bim de Oemis (PTN), acompanhados dos vereadores; Rogério Machado (PTN) - presidente do legislativo -, Gilberto do Taxi (PSDB), Edmundo Gomes Filho (PSB) e Gerson Ataídes (PSD).


Publicidade



(Foto: Marco Dutra/Divulgação)
O poço foi perfurado dentro de uma propriedade particular no P.A Divisa Verde, local que fica a cerca de 700 metros do reservatório na comunidade.

Embora esteja em uma região de grande serra, o técnico de mineração da gerencia de recursos hídricos da Sanego, Mauro Batista, disse ao Interativa87 que não será um problema para a empresa que tem todos os equipamentos necessários para constituir a rede, responsável para levar a água do poço até o reservatório. Para ele, o problema maior, era encontrar água.

Mauro Batista (Foto: Matheus Antunes/Interativa87)
"O grande problema era encontrar água. Essa parte de interligar, isso ai a engenharia resolve sem problema", disse Mauro Batista

O teste de vazão, que de padrão dura 24 horas, foi positivo e são 7 mil litros de água por hora, segundo informou o técnico. Um breve levantamento apontou que a comunidade Cabeceira da Mata tem um consumo aproximado de 3 mil litros por hora, ou seja, o poço abastecerá com sobra essa população que sofre com a escassez de água que se arrasta de longos anos.

(Foto: Marco Dutra/Divulgação)

Prefeito Tuta (Foto: Matheus Antunes/Interativa87)
Tuta comemorou a conquista através de convênio com a Saneago para que o problema fosse solucionado definitivamente.

"É um trabalho de muito tempo, várias visitas, indas e vindas, graças a Deus tivemos o atendimento através de um convênio solicitado ao presidente da Saneago Jalles Fontoura, onde foi criada naquela oportunidade uma lei que estendida a concessão de atendimento também as comunidades Lagoa e Cabeceira da Mata. A lei foi aprovada pela câmara, onde a Saneago pudesse definitivamente assumir esse compromisso", ressaltou Tuta ao Interativa87


Na oportunidade, o prefeito fez agradecimento ao seu vice, Bim de Oemis e aos vereadores que votaram e aprovaram a lei.

"Quero agradecer toda a nossa equipe, o vice prefeito que está aqui comigo, tivemos diversas vezes na Saneago, o Bim sempre esteve comigo para ajudar a buscar soluções para esse problema. Agradecer a câmara municipal na pessoa do presidente Rogério Machado, que convocou todos os vereadores, ainda de ressesso (no início do ano) para que pudesse votar esse projeto de lei tão importante, que é o 227 de 2018 (nº 227/2018) onde deu condições jurídica que veio atender o aditivo. Então não podemos esquecer da câmara de vereadores que tem lutado junto com a nossa equipe em prol dos cidadãos cabeceirenses e esse trabalho em conjunto tem dado sucesso" concluiu o prefeito Tuta (PDT)

Tuta agradeceu ainda o proprietário da fazenda, senhor Locidio que autorizou a equipe em localizar água e entrar com maquinário para perfuração do poço.

Vice-prefeito, Bim de Oemis
(Foto: Matheus Antunes/Interativa87)
O vice-prefeito Bim de Oemis (PTN), que acompanha há muitos anos esse problema de abastecimento de água na comunidade e que, inclusive, na gestão do Nadir de Paiva (PP) - em seu último mandato - ele era o vice, conseguiram de forma urgente abastecer a comunidade através de um poço, que não conseguiu atender a comunidade por muito tempo. Bim fez um breve histórico, lembrando que essa luta é bem antiga, quando o seu pai ainda era prefeito (1989 a 1992), o Oemis Virgínio Machado.

"Essa questão da água de Cabeceira da Mata é uma demanda antiga, onde já foram perfurados vários poços, desde há época do meu pai, do Antônio Cardoso, Hozana que chegou até ligar um poço por um período e ele veio a secar; o Neto também, foi perfurado um poço e não teve vazão suficiente para atender essa comunidade. No mandato do Nadir, foi aberto uma cacimba e foi feita a ligação dessa água, mas a vazão também foi pouca e não conseguiu atender a demanda, e hoje, graças a Deus com esse convênio com a Saneago que com esse poço vai atender toda comunidade da Cabeceira da Mata", disse Bim de Oemis (PTN) ao Interativa87

O próximo passo agora será o teste de qualidade da água que, o próprio técnico de mineração, Mauro Batista, já avaliou em um breve levantamento que é potável e de alta qualidade. Após esse teste, seguirá para engenharia, que estudará como e onde passará todo encanamento até o reservatório localizado na comunidade.

(Foto: Matheus Antunes/Interativa87)

Ainda serão feitas obras dentro da comunidade, que é trocar a encanação atual por novas e instalação de hidrômetro. O morador pagará pelo que for consumido, assim como é feito em todo município onde o abastecimento é feito pela Saneago. A previsão é de que em até 60 dias os moradores já vão poder contar com água desse poço artesiano.

O poço tem uma profundidade de 200 metros com um grande volume de água, que atenderá a comunidade Cabeceira da Mata por muitos anos, estima o governo municipal e o técnico de mineração da gerencia de recursos hídricos da Sanego, Mauro Batista.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem