CABECEIRAS: Abastecimento de água na Cabeceira da Mata agora será feito pela Saneago

CABECEIRAS: Abastecimento de água na Cabeceira da Mata agora será feito pela Saneago

Lei municipal sancionada no início do ano passa concessão para Saneago realizar abastecimento de água na Cabeceira da Mata e Povoado Lagoa.


(Foto: Redes Sociais/Reprodução)


Os moradores da Comunidade Cabeceira da Mata, a cerca de 15 quilômetros do centro de Cabeceiras começam a sentir que o problema no abastecimento de água no local está muito próximo de ser resolvido. Na tarde desta terça-feira (06) a Saneago (Saneamento de Goiás) esteve na comunidade abastecendo por meio de um caminhão pipa o reservatório.

De acordo com o prefeito Tuta (PDT), no momento "está sendo feito o aditivo junto a Superintendência jurídica da Saneago para perfuração do poço artesiano, encanamento e distribuição".

Prefeito Tuta acompanha os servidores da Saneago no
abastecimento de água para Cabeceira da Mata
(Foto: Divulgação)
Até que o novo poço seja perfurado e toda encanação feita, o abastecimento será por meio do caminhão pipa da Saneago. A água é retirada do reservatório do Povoado Lagoa. O caminhão que tem capacidade para transportar 40 mil litros fará esse trajeto pelo menos duas vezes por semana - terça e sexta-feira - com um total de 80 mil litros abastecendo o reservatório da comunidade, segundo informou Tuta

A comunidade vem sofrendo com a escassez de água há muitos anos e sempre recebiam promessas de solução. O abastecimento era de responsabilidade da prefeitura, mesmo a Saneago tendo a concessão de fazer o saneamento básico no município. Foram muitas viagem para Goiânia em busca da solução do problema, até que, uma lei de Nº 016/2018-EF, aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Tuta no dia 17 de janeiro desse ano alterou a lei Nº 0759 de 2003.


Com essa alteração, o governo municipal passa para Saneago a administração dos serviços de saneamento do Povoado Lagoa e também da Comunidade Cabeceira da Mata. O órgão agora cobrará taxa, assim como é feito em outras regiões do município. Serão instalados hidrômetros (responsável pela medição de quantidade de água consumida por cada morador) e encanação, além do novo poço artesiano que será perfurado.

Ainda não há previsão para que essas obras sejam iniciadas. Mas Tuta comemora os avanços e o atendimento feito por caminhão pipa com água tratada até que seja feita a obra.

"Já avançamos um pouco para tornar realidade o nosso objetivo que é resolver definitivamente o fornecimento de água tratada para essa comunidade. Uma vez que, água é vida e a saúde pública e questão social é o nosso compromisso com todos os cabeceirenses", ressalta o prefeito Tuta

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem