CABECEIRAS | Recenseadores visitam residências para o Censo Demográfico 2022

CABECEIRAS | Recenseadores visitam residências para o Censo Demográfico 2022

 

Os recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já começaram a visitar os domicílios cabeceirense para a coleta de dados do Censo Demográfico 2022. A população brasileira começou a ser recontada, de forma detalhada, no dia 1º de agosto.
Essa é a décima terceira edição do Censo, que é realizado no nosso país a cada 10 anos. Por causa da pandemia e por questões financeiras, está sendo feito com dois anos de atraso, ou seja, era para ter ocorrido em 2020.

A última contagem da população brasileira foi realizada entre agosto e novembro de 2010. Naquele ano, os brasileiros formavam um contingente de quase 191 milhões de pessoas. As projeções do IBGE sugerem que esse número aumentou cerca de 13% nos últimos 12 anos, elevando para 215 milhões o número de habitantes no Brasil.

Os recenseadores têm dois tipos de questionário para aplicar: o básico, com 26 questões, que leva em torno de 5 minutos para ser respondido; e o questionário ampliado, com 77 perguntas. Esse segundo deve ser usado em cerca de 11% dos domicílios visitados.

O levantamento de informações sobre a população brasileira por meio do Censo é uma operação de extrema importância para o país, já que é possível, por meio dele, conhecer as principais características da população e diferentes aspectos da vida dos cidadãos, informações que são fundamentais para nortear as políticas públicas sociais, de saúde e educação, entre tantas outras.

Segundo o IBGE, os primeiros resultados do Censo 2022 estão previstos para serem divulgados ainda no final deste ano. Outras análises e cruzamentos de dados serão divulgados ao longo de 2023 e 2024.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem