CABECEIRAS: Casos de dengue chegam a 13; a partir do dia 18 haverá mutirão da limpeza

CABECEIRAS: Casos de dengue chegam a 13; a partir do dia 18 haverá mutirão da limpeza

Mais de 60 focos do mosquito Aedes foram encontrados em todos os bairros. Números de casos notificados são de 16. Confira o cronograma do mutirão de limpeza.


 (Foto: Matheus Antunes/Interativa87)

Somente nos três primeiros meses de 2019 os casos de dengue confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) somam 13 e 16 notificados. Os dados foram divulgados pela SMS e a equipe epidemiológica em entrevista ao programa Conexão Interativa na manhã desta quarta-feira (13). Aumento de 100% em comparação com 2018 que, segundo Regina Justo,  Coordenadora do Programa Saúde da Família (PSF) não houve casos confirmados de dengue no município.

"Ano passado nós não tivemos casos de dengue confirmados no nosso município. Notificados tivemos vários, mas foram descartados", disse Regina Justo



(Foto: Arquivo/Interativa87)
Os números relacionados aos focos, ou seja, locais onde foram localizados criadouros do mosquito Aedes Aegypti também é alarmante. Todos os bairros, segundo informou Luis da Sucam, como é popularmente conhecido. Ele que é o coordenador de controle de endemias e deu detalhes sobre a quatidade de focos do mosquito por bairro. O bairro Mariano Machado é onde concentra o maior número de focos encontrados pela equipe epidemiológia, ao todo são 30.

"Centro tem 18 casos de foco, Mariano Machado 30, Enis (Enis Machado) tem 6 casos positivos de foco, identificados pelo laboratório de entomologia, Nova República tem 6 e Lagoa (Povoado Lagoa) tem 4", contou Luis.

(Foto: Bruno Soares/Interativa87/Arquivo)
Diante desse grave momento no qual a doença deixa o município de pouco mais de 7 mil habitantes em alerta, as pastas, saúde e obras estão preparando um mutirão limpeza, que irá abranger todos os bairros.

O trabalho não se limitará apenas no recolhimento do lixo considerado de "risco", ideais para o berço do mosquido Aedes Aegypti que, não só transmite a dengue, como também outras doenças graves como febre amarela, zika e chikungunya. A operação de limpeza também irá recolher o lixo pesado, que são entulhos para eliminar esconderijos de escorpiões, cobras e outros animais peçonhentos.

O cronograma de limpeza foi divulgado (veja baixo) para que a população se mobilize e faça a limpeza do lote, colocando a disposição da coleta.

Cronograma;

Dias 18 e 19:  Centro, Nova República, Redenção e Parque São João

Dia 20: Setor Mariano e Bairro Progresso

Dia 21:  X1 e Setor Enis Machado

Dia 22:  Povoado Lagoa e Cabeceira da Mata

Horário: Início 07h00 encerramento 17h00

A equipe de saúde alerta ainda que, após a limpeza ser realizada no bairro, coforme o cronograma, o mutirão não estará retornando para recolher o lixo que for depositado do lado de fora do lote. O morador que descumprir o cronograma será notificado.

(Foto: Matheus Antunes/Interativa87)

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem