POLÍTICA: Senado aprova proposta que inclui 12 municípios à Rede Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno

POLÍTICA: Senado aprova proposta que inclui 12 municípios à Rede Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno

Municípios que fazem parte da Ride, recebem recursos do governo federal para a articulação de parcerias.


(Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

Onze municípios de Goiás e dois de Minas Gerais vão passar a fazer parte da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) do Distrito Federal.

O projeto de lei foi aprovado no Senado nesta terça-feira (22) e segue à sanção presidencial. A Região Integrada foi criada em 1998 com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais e o impacto do crescimento desordenado do Distrito Federal e de seu entorno.


Publicidade



 As cidades que fazem parte da região têm direito as linhas de créditos especiais e incentivos fiscais para investir em infraestrutura e geração de empregos. Estão sendo incluídos na Ride os municípios de Alto Paraíso, São Gabriel e Cavalcante, que ficam na Chapada dos Veadeiros e a cerca de 250 quilômetros do DF, assim como Alvorada do Norte, Barro Alto, Flores de Goiás, Goianésia, Niquelândia, São João d’Aliança, Simolândia e Vila Propício, além dos municípios mineiros de Arinos e Cabeceira Grande.


Um dos senadores que representam o estado de Goiás, Ronaldo Caiado, do Democratas, afirmou que os municípios goianos que ficam às margens do Distrito Federal atualmente não recebem atenção dos governos estaduais, o que faz com que os moradores busquem empregos, saúde e educação em cidades como Brasília.

"Diminuir as desigualdades regionais. Não é concentração Brasília e empobrecer essa outra região é você poder fazer amanhã convênios na área de saúde na área de educação na hora de segurança públicas na área social"

Relator do projeto, o senador Hélio José, do PROS do Distrito Federal, afirmou que a inclusão dos novos municípios à Ride fará com que mais investimentos cheguem nessas localidades. Ele defendeu ações na geração de emprego e capacitação para mão de obra qualificada no Entorno do DF.

Apenas o PIB da RIDE a situa como a terceira região mais rica do Brasil embora acumule inúmeras desigualdades. Há muito a ser realizado pela promoção do desenvolvimento da Região, sobretudo no que toca à otimização e efetividade de políticas públicas.

A Ride DF e Entorno foi criada em 1998 pelo governo federal. Com a aprovação pelo Senado, o projeto segue para a sanção presidencial. Da Rádio Senado, Paula Groba. PLC 102/2015

Atualmente, além do Distrito Federal, também integram a Ride 21 municípios:

Abadiânia (GO)
Água Fria de Goiás (GO)
Águas Lindas (GO)
Alexânia (GO)
Cabeceiras (GO)
Cidade Ocidental (GO)
Cocalzinho de Goiás (GO)
Corumbá de Goiás (GO)
Cristalina (GO)
Formosa (GO)
Luziânia (GO)
Mimoso de Goiás (GO)
Novo Gama (GO)
Padre Bernardo (GO)
Pirenópolis (GO)
Planaltina (GO)
Santo Antônio do Descoberto (GO)
Valparaíso (GO)
Vila Boa (GO)
Buritis (MG)
Unaí (MG)


Com informações da Agência Brasil e Rádio Senado

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem