IBGE: Brasil teve 12,6 milhões de desempregados no trimestre até novembro

IBGE: Brasil teve 12,6 milhões de desempregados no trimestre até novembro

(Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo)

A taxa de desemprego no Brasil para o trimestre encerrado em novembro ficou em 12%, é o que apresenta a Pesquisa Nacional de Amostra Por Domicílio, a PNAD Contínua, divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (29). Isso significa, segundo o levantamento, que no período de setembro a novembro 12,6 milhões de pessoas estavam desempregadas no país.


Publicidade


Apesar de ser a menor taxa do ano, o índice é o maior para o período desde 2012. No comparativo com o trimestre anterior, relativo aos meses de junho, julho e agosto, a taxa de população desocupada diminuiu 4,1%, com 543 mil pessoas a menos desempregadas. Já na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, há uma alta de 3,6%.

(Foto: Agência do RádioMais/Reprodução)

O número de pessoas com carteira assinada se manteve estável, em compensação, o de pessoas trabalhando sem carteira de trabalho assinada subiu 3,8% no comparativo com o trimestre anterior. Seguindo o levantamento, cerca de 11,2 milhões de pessoas estavam trabalhando neste trimestre sem carteira de trabalho.

Os trabalhadores por conta própria foram 23 milhões de pessoas no trimestre até novembro. Esse número cresceu 5% com relação ao mesmo período do ano anterior. A PNAD Contínua ainda apontou um crescimento no rendimento médio real dos trabalhadores. Se no ano passado a média no trimestre de setembro à novembro era de R$ 2.087, em 2017 saltou para R$ 2.142.


Da Agência do RádioMais

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem