CABECEIRAS: Recadastramento biométrico é prorrogado por mais 30 dias e com atendimento aos sábados

CABECEIRAS: Recadastramento biométrico é prorrogado por mais 30 dias e com atendimento aos sábados


(Foto: Bruno Soares/Interativa87)

O eleitor Cabeceirense ganhou mais 30 dias para fazer o recadastramento biométrico na própria cidade. Agora com atendimento pela manhã e aos sábado, antes, de segunda a sexta-feira das 12h às 18 e agora das 07h às 11h e das 12h às 18h. Quem trabalha durante os dias úteis terá a oportunidade de fazer o recadastramento, regularizar alguma pendência ou tirar o título sem que seja necessário faltar um dia de trabalho. O Cartório Eleitoral flexibilizou o atendimento aos sábados das 07h às 12h em parceria com a prefeitura que disponibilizou os servidores e a câmara municipal com o espaço, uma sala e o auditório.

Publicidade

Esse novo atendimento começa nesta terça-feira, 1º de agosto e termina no final do mês. O tempo de atendimento de cada eleitor pode variar em razão do sistema da justiça eleitoral com a internet. Em alguns casos o recadastramento de um eleitor pode demorar até 40 minutos, levando em conta também o colhimento das digitais que, pode estar com alguma irregularidade impedindo uma boa leitura dos dados. Durante os 31 dias de julho, houve grandes filas com eleitor chegando na câmara de madrugada, para pegar senhas às 12h, horário em que eram distribuídas.

O recadastramento termina no dia 30 se setembro e a Justiça Eleitoral em parceria com a prefeitura e câmara está facilitando o acesso dos eleitores cabeceirenses que não vão precisar se deslocar até Formosa para tirar o novo documento que é obrigatório. Mas quem desejar ir a até o cartório eleitoral em Formosa para fazer o recadastramento podem se dirigir ao local que o procedimento é o mesmo que está sendo feito na câmara.

No recadastramento biométrico são colhidos assinaturas, fotos e às digitais do eleitor. Em seguida o novo título é impresso no local, assinado pelo eleitor e entregue na mesma hora. Esse procedimento ocorre para quem não fez nenhuma mudança desde a ultima atualização ou tiragem do título de eleitor. Para quem mudou de endereço é necessário que apresente, além da carteira de identidade e o título, um comprovante de endereço. Se o eleitor não votou na última eleição e nem justificou, é impresso no local a guia para o pagamento da multa, feito o pagamento ele pode retornar e fazer o recadastramento.

Para quem tem mais de 18 anos e vai tirar o primeiro título é necessário que leve além de documento oficial com foto um comprovante de residência emitido no máximo a três meses e comprovante de quitação do serviço militar.

Os documentos exigidos pelo TSE e TREs são:

"- Documento oficial de identificação que contenha foto (Ex.: RG, CNH, Carteira Profissional, Passaporte, Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar - EM ORIGINAL);

- Comprovante de residência recente (emitido há, no máximo, 3 meses);

- Documento comprobatório de alterações de dados pessoais, se houver (Ex.: certidão de casamento com homologação de separação, sentença judicial etc.);

- Se for o 1º título eleitoral, necessita-se ainda do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos)."

Esses são documentos exigidos para cada caso específico e o TRE ainda faz uma observação para o documento CNH e outros;

"A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é válida como documento de identificação para o alistamento eleitoral (1º título de eleitor) por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o Passaporte, se não contiver a filiação".

Para outras dúvidas é só acessar o site do TRE clicando aqui.

O eleitor pode ainda buscar mais informações através dos telefones; 148 / (61) 3631-2398 e 3631-0079 do Cartório Eleitoral de Formosa ou ainda (61)3636-1182 da Câmara Municipal de Cabeceiras.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem