CABECEIRAS: Com clima de abandono, ginásio de esportes sofre com atos de vandalismo

CABECEIRAS: Com clima de abandono, ginásio de esportes sofre com atos de vandalismo

(Foto: Bruno Soares/Interativa87)

O crime contra o patrimônio público tem despertado a atenção e o descontentamento da população com a falta de cuidados pelo poder público. Em menos de um mês, dois locais destinados para prática de esportes e lazer foram alvos de vândalos, consequentemente por ausência de zeladores ou guardas.

(Foto: Reprodução/WhatsApp)
O primeiro caso aconteceu no último dia 10, na praça e quiosque no bairro Nova República, que nem se quer foi inaugurada. No local tem um campo sintético, onde a grama foi acomodada na semana passada. A vítima de vandalismo foram os postes de iluminação que foram derrubados.

A obra ainda não havia sido entregue a prefeitura da cidade e estava sob responsabilidade da empresa WR Construtura que, disse a reportagem do Interativa87 que mantem o lugar preservado e que sempre há pessoas da empresa cuidando do local para evitar esse tipo de crime. No entanto, esse ato que aconteceu naquela data ocorreu em um momento em que não havia ninguém, onde quem cometeu a ação aproveitou desse tempo. Os danos foram reparados sem ônus para prefeitura.

A outra ação criminosa ocorreu na última semana no Ginásio de Esportes que aparenta estar em estado de abandono. Fotos circularam na rede social, principalmente é massa em grupos no aplicativo de mensagens instantâneas “WhatsApp”, mostrando danos na arquibancada. Uma pequena parte de um dos degraus foi quebrado, o que acabou gerando discussão em relação a administração do ginásio. A reportagem foi até o local na manhã desta segunda-feira (29) e notou que o dano não foi reparado, e além dessa ação supostamente provocada por vandalismo, se deparou com o abandono do centro esportivo municipal.
(Foto: Bruno Soares/Interativa87)

Os problemas vão de falta de lâmpadas em praticamente toda área de recepção e banheiros, até portas quebradas, vestiários servindo de depósitos para placas de obras e piso da quadra cheia de sujeiras. Um outro problema não tão pouco grave flagrado pela reportagem, foi o quadro de chave responsável pela iluminação. Totalmente aberta e com frios expostos a ponto de levar um praticante de esporte ou funcionária a receber uma descarga elétrica ou provocar um curto circuito. Na entrada do ginásio outra ação de vandalismo, vidros quebrados e os cacos ainda permaneciam no local.

(Foto: Bruno Soares/Interativa87)

Para reportagem, o diretor de esportes Waith Sousa disse que já foram feitos levantamentos e repassados para secretaria de finanças e que, aguarda que os danos sejam reparados.


Publicidade


O problema é que, o ginásio não tem zelador e todo serviço é feito apenas por uma pessoa, que é o próprio diretor de esportes. Quem acaba administrando os horários que são gratuitos, é o próprio praticante do esporte, e o ginásio fica praticamente sem supervisão de um funcionário público. Quem acaba abrindo e fechando o local, pegando e devolvendo às chaves são os próprios desportistas.

Ainda segundo Waith Sousa, os vestiários serão interditados, lacrados, até que seja solucionado o problema. Enquanto uma alternativa eficaz não é elaborada, os praticantes vão continuar sendo os próprios administradores do local e vendo o patrimônio público sendo aos poucos sofrendo com às agressões provocadas por vândalos.

Veja às fotos abaixo
GINÁSIO DE ESPORTES

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem