EDUCAÇÃO: Enem 2017 será em dois domingos de novembro

EDUCAÇÃO: Enem 2017 será em dois domingos de novembro

(Foto: Graziele Frederico/G1)


O Ministério da Educação (MEC) confirmou nesta quinta - feira (09) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano será realizado nos dois primeiros domingos de novembro, nos dias 5 e 12.

A mudança foi anunciada pelo MEC após consulta pública, ocorrida entre os dias 18 de janeiro e 17 de fevereiro. Foram contabilizados mais de 600 mil votos. Desses, 63,7% votaram que o Enem deveria ocorrer em dois dias, enquanto 36,3% preferiram a aplicação em dia único. No ano passado, a prova foi aplicada em apenas um fim de semana.

Publicidade


Entre outras mudanças, o MEC também confirmou que os cadernos de prova serão personalizados, com o nome e o número de inscrição na capa e passam a ser isentos da taxa de inscrição também candidatos que estejam no Cadastro Único do Governo Federal.

Permanecem isentos concluintes do ensino médio de escolas públicas e aqueles que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral de escola privada.

As demais mudanças foram:

  • Primeiro domingo terá linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de prova; no segundo, matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de prova
  • Cadernos de prova serão personalizados, com nome e número de inscrição na capa e cartão de respostas
  • Passam a ser isentos da taxa de inscrição também aqueles que tiverem cadastro no CadÚnico (que reúne famílias de baixa renda)
  • Não serão divulgados dados do Enem por escola
  • Isentos do pagamento da inscrição que não comparecem perdem direito ao benefício no ano seguinte se a ausência não for justificada
  • Enem não valerá como certificado do ensino médio
  • Solicitação de tempo adicional para atendimento especial deve ser solicitada na inscrição
  • MEC diz que estudantes recusaram, em consulta pública, possibilidade de fazer a prova no computador

As inscrições ficarão abertas entre 8 e 19 de maio. E os resultados da prova serão divulgados em 19 de janeiro de 2018.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem