GOIÁS: Secretaria de Saúde confirma epidemia de H1N1 no estado

GOIÁS: Secretaria de Saúde confirma epidemia de H1N1 no estado

A Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) reconheceu que o estado enfrenta uma epidemia de gripe H1N1.

Conforme Leonardo Vilela, secretário de Saúde de Goiás, o Estado tem o registro de 24 casos da doença, sendo que ocorreram até agora pelo menos oito mortes. Durante entrevista coletiva realizada na terça-feira, 12, o gestor disse que uma das ações para conter a doença é o adiantamento da oferta do medicamento preventivo. Mulheres que foram mães biológicas nos últimos 45 dias também podem fazer uso da vacina.

A vacinação atenderá idosos (acima de 60 anos), trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes e portadores de doenças crônicas , além de crianças entre 6 meses e 4 anos e 11 meses.

Conforme a SES, 78 cidades tiveram a vacinação antecipada. Maiores informações sobre os municípios atendidos nesta fase da vacinação podem ser acessadas pelo site da SES.

Gripe H1N1
A gripe H1N1 é uma doença transmitida por um novo tipo de vírus da mesma família que transmite a gripe. O vírus é transmitido de pessoa para pessoa especialmente através de tosse ou espirro. Algumas pessoas podem se infectar entrando em contato com objetos contaminados.

Ela apresenta sintomas semelhantes aos da gripe comum: febre alta e tosse, mas em alguns casos também podem aparecer dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarréia e vômitos.

Como qualquer gripe, a gripe H1N1 pode evoluir para sinusite e até para um quadro pulmonar. Existe tratamento para a doença: remédio por via oral, indicado pela OMS que combate o vírus da Influenza A/H1N1.

Outras medidas incluem repouso, ingestão de líquidos e boa alimentação podem auxiliar na recuperação da sua saúde.

Com informações do Diário da Manhã

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem