EPIDEMIA DE DENGUE: 11 casos notificados de dengue em 2015, diz Secretaria de Saúde de Cabeceiras

EPIDEMIA DE DENGUE: 11 casos notificados de dengue em 2015, diz Secretaria de Saúde de Cabeceiras

Casos notificados de dengue em 2015 coloca o município em alerta
Palestra não atinge o número esperado de pessoas no combate ao Aedes


Mosquito Aedes aegypti (Foto: Reprodução / Internet)
Os casos notificados de dengue em Cabeceiras em 2015 colocou o município a beira de decretar epidemia. Na manhã desta sexta – feira (08) a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma palestra de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. O evento aberto ao público foi realizado na sede da prefeitura e contou com a participação dos Agentes de Saúde. A expetativa da secretaria de saúde era receber um número maior de pessoas para debater o assunto, apesar da divulgação do evento ter sido intensa no rádio e na rua através de carro de som.

Segundo dados divulgados pela secretaria de saúde, em 2015 foram notificados 11 casos suspeitos de dengue, 7 foram confirmados e 4 descartados. Essa quantidade de casos confirmados para um município que tem pouco mais de 8 mil habitantes, é considerado epidemia, pela secretaria de saúde. O Supervisor Regional de Saúde do Entorno Norte, Udival Gomes foi o palestrante e passou orientações importantes para combater o mosquito que transmite além da dengue, é responsável pela febre chikungunya, Zika vírus e agora também a microcefalia. Doenças graves que tem feito os brasileiros perderem o sono e órgãos da saúde ficarem em alerta 24 horas.

Para Udival, 7 casos confirmados de dengue em uma cidade do porte de Cabeceiras, é grave e pode considerar que o município vive uma epidemia, e para não piorar, é preciso a participação da população.

“Um número total de casos como esse é realmente muito preocupante para um município como Cabeceiras. Agora, a população é uma parceira fundamental para que nós possamos alcançar os nossos objetivos”, alertou Udival Gomes.

A secretaria de saúde está preparando um grande movimento com toda equipe da saúde municipal com o objetivo de conscientizar a população sobre o mosquito Aedes. O evento será realizado no dia 12, terça – feira.



O que é Microcefalia?
Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança é significativamente menor do que a de outras da mesma idade e sexo. A microcefalia normalmente é diagnosticada no início da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.

Crianças com microcefalia têm problemas de desenvolvimento. Não há uma cura definitiva para a microcefalia, mas tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e qualidade de vida. A microcefalia pode ser causada por uma série de problemas genéticos ou ambientais (Minha Vida).



Relação da Microcefalia com o Zika Vírus?
O Ministério da Saúde confirmou a relação entre o vírus Zika e a microcefalia. O Instituto Evandro Chagas, órgão do ministério em Belém (PA), encaminhou o resultado de exames realizados em um bebê, nascida no Ceará, com microcefalia e outras malformações congênitas. Em amostras de sangue e tecidos, foi identificada a presença do vírus Zika. Essa é uma situação inédita na pesquisa científica mundial.

As investigações sobre o tema, entretanto, continuam em andamento para esclarecer questões como a transmissão desse agente, a sua atuação no organismo humano, a infecção do feto e período de maior vulnerabilidade para a gestante. Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez. O achado reforça o chamado para uma mobilização nacional para conter o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, responsável pela disseminação doença (Ministério da Saúde).

Tire suas dúvidas no site no Ministério da Saúde em; saude.gov.br

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem