CABECEIRAS: Contêineres cheios de água são flagrados por leitor do portal

CABECEIRAS: Contêineres cheios de água são flagrados por leitor do portal

Fotos foram enviadas através do WhatsApp por um leitor que denuncia o caso.
Secretaria disse que está tomando as devidas providências.

Essa semana a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO) iniciou uma megaoperação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e Zica Vírus.

Equipe municipal de saúde e os bombeiros estão vistoriando os imóveis em busca de focos do mosquito e passando orientações para população se prevenir. Segundo informações preliminares dos agentes de endemias, a região com maior número de infestação do Aedes e lotes cheios de criadouros é o centro da cidade. São caixas d´Água mal tampadas, garrafas, latas, pneus e dentre outros.

Garagem da Prefeitura (Foto: Enviada via WhatsApp)
A população é cobrada para que mantenha em ordem seus quintais e verifique sempre os vasos de plantas e outros locais que possam acumular água. Mas na quarta – feira (13) o Interativa87 recebeu uma denúncia por meio de mensagens no aplicativo WhatsApp (61 – 9999 8879) relatando que, quem tem a obrigação de dar bons exemplos não está cumprindo com o seu dever.

Segundo relatos de um leitor que pediu para não ter a identidade divulgada, a garagem da prefeitura está do jeito que o mosquito Aedes gosta, com água parada para todo lado. Contêineres cheios de água e carcaças de veículos não estão sendo cuidados como deveria, conforme relatou. Ainda segundo o autor das fotos e denúncia, são jogados dentro dos contêineres terra para conter a água.

(Foto: Enviada via WhatsApp)
Procurada, a Secretaria de Transportes e Obras, que administra a garagem justificou que a garagem é supervisionada com frequência pelos agentes de saúde, e que o local é tratado com produtos que os profissionais da saúde colocam para combater as larvas do mosquito. Sobre a utilização de terra para tentar secar a água acumulada nos contêineres, a secretaria disse desconhecer da ação, e ressaltou ainda que todos contem furos para que a água possa sair. Será investigada essa atitude de colocar terra dentro dos mesmos. Outra medida a ser tomada será tombar ou tampar os contêineres.

Mobilização em todo o estado continuam
As atividades continuarão nos dias 19, 21 e 26 de janeiro, quando será fechado o ciclo de mobilizações do mês de janeiro, totalizando a visita aos domicílios dos 246 municípios goianos. Até o momento, 67 municípios foram vistoriados nas primeiras duas ações do ano, dias 6 e 8 de janeiro. 

Em relação aos casos de dengue, em 2015, foram registrados 189.030 casos, com 81 óbitos. Além disso, houve a confirmação de quatro casos de zika vírus. Balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde mostrou que no ano passado foram 11 notificações de dengue no município, sendo que 7 foram confirmados e 4 descartados (Leia +).

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem