CABECEIRAS: Dia 28 terá emissão de 1º e 2º via de Registro Geral, RG

CABECEIRAS: Dia 28 terá emissão de 1º e 2º via de Registro Geral, RG


Quem ainda não tem o Registro Geral (RG) ou carteira de identidade, ou ainda quem precisa da segunda via do documento fiquem atentos. No próximo dia 28, sexta - feira, uma equipe da Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO) estará na cidade para atender a população. A primeira via do documento é gratuita, já a segunda será cobrada uma taxa de R$ 24,00.

Os documentos necessários são; 2 fotos 3x4 recentes com fundo branco, xerox do CPF, certidão de nascimento ou casamento. No caso de desquite, levar averbação, e por último comprovante de residência. Todas as cópias devem ser apresentadas junto com os originais na Câmara Municipal, localizada na Rua Salomão Felipe, Centro, próximo ao Colégio Padre Lamberto. A equipe atenderá das 08h00 às 18h00.

Mais informações: 61 3636 1182

*Carteira de Identidade ou Registro Geral (RG).
É um documento emitido para cidadãos nascidos e registrados no Brasil e para nascidos no exterior, que sejam filhos de brasileiros. Serve para confirmar a identidade da pessoa e para solicitação de outros documentos. O registro é válido em todo o território nacional e substitui o passaporte em viagens para a Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela (saiba mais no texto Mercosul com RG).

Ela contém o nome, data de nascimento, data da emissão, filiação, foto, assinatura e impressão digital do polegar direito do titular. A cédula também possui o brasão da UF e nome da Unidade da Federação, ou seja, em que estado a carteira de identidade foi emitida, e o seu brasão.

Onde deve ser feito?
O Registro Geral é emitido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada estado do Brasil. O cidadão deve procurar postos de identificação civil para solicitar o RG. Para mais informações, entre em contato com o Instituto de Identificação de seu estado.

Quando deve ser feito?
Em qualquer idade.

Quem pode tirar?
O próprio cidadão interessado.

Quanto custa?
A partir de setembro de 2012, a emissão da primeira via da carteira de identidade (Registro Geral/ RG) passou a ser gratuita em todo o território nacional, para todos os brasileiros. A emissão da segunda via, no entanto, pode ser cobrada. O valor da taxa será determinado pela legislação de cada estado.

A Carteira de Identidade não possui validade, porém o documento pode não ser aceito no Brasil ou em viagens para o exterior caso esteja em más condições de conservação ou a foto não permita a identificação do titular. Recomenda-se que o RG seja renovado a cada dez anos.

Como deve ser feito?
O solicitante deve ir a um posto de identificação civil em sua cidade, com uma foto recente em formato 3x4 (com fundo branco) e com a Certidão de Nascimento, a Certidão de Casamento ou o Certificado de Naturalização, de acordo com cada caso.

*Ministério da Justiça

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem