GOIÁS: Prefeituras devem decretar ponto facultativo na próxima quinta.

GOIÁS: Prefeituras devem decretar ponto facultativo na próxima quinta.



A Associação Goiana de Municípios (AGM) continua mobilizando os municípios para o grande evento que será promovido nessa quinta feira (26), a partir das 9 horas da manhã na Assembleia Legislativa, quando estará em discussão “A Gestão Municipal e a Crise Financeira”. Será um importante momento não só para se discutir a saída para a atual situação financeira, mas também de demonstração de insatisfação pela política adotada pelos governos e de buscar maior aproximação com os deputados estaduais, federais e senadores. Também estarão participando representes do Governo do Estado.

A AGM convoca a todos os prefeitos, vices, vereadores e demais líderes municipais para que participem ativamente dessa mobilização, ao mesmo tempo em que orienta as prefeituras para que promovam manifestações locais, envolvendo toda a comunidade, como forma de esclarecimento das reais causas da crise e as consequências para a população.

Para tanto sugere a colocação de faixas nos prédios públicos com dizeres alusivos a atual realidade que chegou ao extremo. Os municípios, principalmente os pequenos e médios, estão sem recursos para o que se pode considerar de estritamente necessário para uma administração eficiente como o atendimento básico na saúde, na educação, na manutenção de vias e de outros serviços. Outra sugestão da entidade é a de decretação de ponto facultativo no dia 26 como forma de chamar a atenção nas cidades e de propiciar aos servidores municipais condições para que também participem da mobilização em Goiânia.

Os municípios já promoveram todos os tipos de cortes de gastos possíveis para se adequar à crise financeira, chegando ao seu limite, com reflexos diretos e imediatos em todos os serviços prestados. Mas prevê se que em breve poderão ter de adotar medidas que vão afetar diretamente os servidores municipais. Mais de 150 prefeituras goianas (de um total de 246) podem começar a atrasar o pagamento de salários e promover mais dispensa de servidores.

O presidente da AGM, Cleudes Bernardes “Baré”, lembra que “nenhum prefeito gostaria de adotar essas medidas, consideradas duras. Elas estão sendo tomadas à contra gosto, mas são necessárias”. Ele convoca os prefeitos para que participem efetivamente dessa luta lembrando que “se queremos mudanças, temos que mudar nossa maneira de agir, participando. Afinal, a mudança começa por nós mesmos”.

Fonte: AGM

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem