BRASILIA: Prefeitos de seis cidades mineiras cobram melhorias no transporte coletivo da ESA.

BRASILIA: Prefeitos de seis cidades mineiras cobram melhorias no transporte coletivo da ESA.


Os prefeitos de seis cidades mineiras, São Francisco, Chapada Gaúcha, Urucuia, Montalvania, Buritis e Pintópolis foram até a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no Distrito Federal, pedir do órgão que exija da Empresa Santo Antônio (ESA) melhorias no serviço de transporte de passageiros prestado a anos por ela.

(Foto: Reprodução / Facebook - Arguinel Paixão)
Ônibus de péssima qualidade que quebram no meio da viajem é um dos motivos que levaram esses prefeitos a procurarem a ANTT responsável pela fiscalização dos transportes no país. De acordo com o prefeito de Pintopolis, na Região Norte do Estado, Arguinel Paixão (PC do B) a reclamação sobre os veículos da empresa já chegou no limite, a população já não aguenta mais viajar nos transportes da ESA e ter que ficar no meio do caminho por problemas no veículo e reconhece que a empresa tem ajudado no desenvolvimento da cidade levando e buscando pessoas para outras cidades vizinhas, mas que no momento está deixando a desejar e não pode mais ficar do jeito que está.

"Primeiro nós temos que ser justos né Byn Wanderson, nós temos que ser justos. A Santo Antônio é uma empresa que já colaborou demais com a nossa região, reconhecemos, e curvamos diante dessa gratidão que temos com a empresa Santo Antônio. Ela transportou muita gente, salvou muitas vidas, alavancou nossa região, deu emprego para muitas pessoas. Porém, agora, hoje o quadro é outro, a Santo Antônio hoje, segundo informações que recebi passa por um momento crítico, nós temos que reconhecer que o momento não é legal para a Santo Antônio, questão financeira. Mas o problema maior é o que nos estamos passando hoje, o serviço não está sendo bem prestado, a nossa população reclama demais da empresa Santo Antônio no quesito ônibus, transporte, em fim, tudo", contou Arguinel ao vivo no programa Alô Cabeceiras na Interativa FM nesta quarta - feira (27).

O prefeito disse ainda que em algumas situações colocou a disposição da população veículos da prefeitura e que diante da falta de transporte, abre espaço para o serviço clandestino.

Presidente da ANTT e o prefeito de Pintópolis
(Foto: Reprodução / Facebook - Arguinel Paixão)
"Eu já tive várias vezes que pegar o carro da prefeitura para transportar gente. Tá abrindo várias brechas até para clandestinidade trabalharem, então são várias situações que hoje, a empresa Santo Antônio está deixando a desejar com relação ao serviço prestado de transporte coletivo de passageiros" relatou Arguinel.

Na reunião com o presidente da ANTT, Jorge Barros na terça - feira (26), os prefeitos mineiros levaram ao conhecimento do presidente os problemas que a população vem enfrentando frequentemente com o mal serviço prestado pela ESA. Segundo Arguinel, o presidente do órgão informou que dará um prazo de 30 dias para que a ESA resolva a situação negativa levada até ele pelos prefeitos. Foi informado também na reunião que a ESA já cedeu algumas linhas para outras empresas.

"Existem algumas linhas, que a empresa Santo Antônio está cedendo para outra empresa a nível de empréstimo e já está em tramitação na ANTT. Ficou acordado que a empresa Santo Antônio, durante esses trinta dias deve ceder algumas linhas para outra empresa a nível de empréstimo. Eu acredito que nesses trinta dias vai haver uma solução para esse caos que estamos vivendo. Será passado para nós prefeitos a lista das linhas onde deverá ocorrer essa primeira troca que a Santo Antônio poderá ceder, nós teremos acesso a isso. Se caso nada disso estiver resolvido nos trinta dias, aí sim, ele (presidente da ANTT) vai montar uma nova situação, vai abrir um novo chamamento, uma coisa mais rápida pra que seja resolvido isso aí. Mas o primeiro passo é esses trinta dias pra que se resolva essa questão, a troca em forma de empréstimo e simultaneamente a troca de carros. Caso não ocorrer, de fato, a ANTT vai tomar providência mais definitiva sobre esse caso".  disse o prefeito de Pintópolis em entrevista por telefone a rádio Interativa FM no programa Alô Cabeceiras.

(Foto: Reprodução / Facebook - Arguinel Paixão)
(Foto: Bruno Soares)
Cabeceiras também vive esse mesmo problema citado pelo prefeito de Pintópolis, principalmente se tratando do horário e a falta de transporte aos finais de semana. Além da qualidade ruim dos veículos. Recentemente o ônibus que faz a linha Cabeceiras / Formosa foi barrado no Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Formosa e segundo informações do motorista Sr. Domingos, o veículo foi proibido pela AGR (Agência Goiana de Regulação) de continuar com o transporte de passageiros pois não tinha condições de uso. Ainda segundo o motorista, a empresa colocou um ônibus com qualidade melhor para essa linha (Relembre).




Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem