SAÚDE: Vacina contra o HPV não substitui exame preventivo, nem uso da camisinha

SAÚDE: Vacina contra o HPV não substitui exame preventivo, nem uso da camisinha


A vacina contra o vírus HPV foi incluída no calendário de vacinação nesta semana. A meta do Ministério da Saúde é imunizar, em 2014, 80% do público-alvo, formado por 5,2 milhões de meninas de 11 a 13 anos. O vírus, responsável por casos de câncer de colo do útero em todo mundo, é transmitido por meio de relação sexual. A estudante Isabela Gonçalves, de 12 anos, está preparada para receber a dose. "Tem um vírus que pode me dar câncer no útero e eu não quero ter câncer no útero. Aí, eu acho importante vacinar porque eu quero ter filho".

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues, a vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Carla Domingues explica que a vacina não substitui o exame preventivo, nem o uso da camisinha.

"Porque a vacina não previne contra todos os tipos de HPV. Além do HPV, nós ainda temos outras doenças transmissíveis como a sífilis, gonorreia e própria aids. Portanto, a mulher deve ainda adotar as outras medidas como a realização do Papanicolau a partir dos 25 anos e a utilização de camisinha quando iniciar sua atividade sexual."

A vacina contra o HPV oferecida pelo Ministério da Saúde protege contra quatro subtipos do vírus, dois dos quais são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. Essa vacina é recomendada pela Organização Mundial da Saúde e tem eficácia de 98%. Para saber mais, acesse www.saúde.gov.br

Veja onde se vacinar em Cabeceiras (GO).

Reportagem, Ana Cláudia Amorim da Agência do Rádio.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem