CABECEIRAS: Erosão provocada pela enxurrada deixa rua intransitável.

CABECEIRAS: Erosão provocada pela enxurrada deixa rua intransitável.


Intransitável (Foto: Everson Luiz / Jornal de Cabeceiras
Atravessar de um bairro para o outro pela Rua Tamareira só se for a pé, e com muito cuidado para não cair dentro dos buracos provocados pela forte enxurrada e um planejamento mal elaborado para conter a grande quantidade de água que desse naquela rua. Vendo na foto ninguém diz que ela um dia foi asfaltada. Ao lado, na época em que foi pavimentada, foram construídas duas grandes bacias para que a água fosse depositada diminuído a sua força até chegar a um córrego localizado na divisa dos bairros Redenção e Mariano Machado.

É difícil o acesso as casas (Foto: Everson Luiz /
Jornal de Cabeceiras)
Mesmo com a construção dessas barragens, não foi o suficiente para conter a força da água que muitas vezes acabavam transbordando causando transtornos aos moradores, donos de pequenas propriedades rurais daquela região. Para resolver de vez aquele problema, o prefeito interino Gerson Ataídes (PSD) disse em entrevista a rádio Interativa FM na ultima sexta - feira (14) que terá que instalar manilhas para que a água não passe por cima do asfalto. Ele contou também que esteve junto com os vereadores fotografando o local e enviou as fotos junto ao pedido para o Ministério das Cidades com o objetivo de receber recursos.

(Foto: Everson Luiz / Jornal de Cabeceiras)
Conhecida como Belém/Brasília, a rua que liga os dois bairros passou por uma grade obra de pavimentação e construção de barragens para conter a água durante o mandato do prefeito Vilson Araújo (2001 – 2004) e a partir daí foram realizados vários reparos. No mandato de Antônio Nogueira “Neto” (2005 – 2008) foram feitas canalizações que também não foram o suficientes para manter a rua conservada. Teve reparos também na gestão do Nadir de Paiva (2009 – 2012) que construiu quebra - molas (lombadas) para minimizar a força da água, que também não resolveu muito.

Captação de água.
Todas as ruas da cidade, exceto na região central,  não tem captação pluvial para que a enxurrada não passe por cima do asfalto para evitar que a força da água faça buracos. As que existem foram construídas durante o mandato de Antônio Cardoso (1993 - 1996) que com o passar dos anos e várias obras onde elas estão situadas acabaram sendo entupidas. É o caso da Rua Ribeiro Dos Santos, que na época era calçada por pedras e hoje é asfaltada. Veja no vídeo abaixo como ela fica no período chuvoso.

1 Comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

  1. Cabeceiras vai virar cidade fantasma, fico triste pois amo minha cidade...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem