GOIÁS: Sefaz reduz IPVA e altera calendário de pagamento

GOIÁS: Sefaz reduz IPVA e altera calendário de pagamento



O IPVA dos veículos usados em Goiás terá redução média de 6% no próximo ano, conforme tabela elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe) e divulgada nesta quinta-feira (19) pela Secretaria da Fazenda. Segundo a coordenadora de IPVA da Sefaz, Fernanda César Santiago, o cálculo do imposto é baseado no valor venal dos veículos.

Alterações
O calendário para pagamento do IPVA no próximo ano foi alterado apenas para o pagamento da terceira parcela ou quota única, que passa a ter duas datas para pagamento. O contribuinte deve ficar atento à última dezena da placa e não mais ao último número. As placas com finais 01, 11, 21,31,41 vão pagar a 3ª cota ou cota única no dia 1º de abril. E os veículos com placas com os finais 51, 61, 71,81 e 91 vão pagar a última parcela no dia 8 de abril. E assim, sucessivamente com as demais placas.

Medidas para desafogar o sistema
A decisão de desmembrar a 3ª cota ou cota única em duas datas para pagamento foi tomada para desafogar o sistema de informática e evitar tumulto para o contribuinte no dia do pagamento, já que coincide com a data de pagamento do licenciamento, explica a coordenadora.

Para o pagamento da 1ª cota e da 2ª cota não houve mudança e a referência continua sendo o último número da placa. O pagamento do IPVA começa no dia 4 de fevereiro e vai até 11 de dezembro dependendo da placa do veículo. A frota de Goiás é 3,3 milhões de veículos e de Goiânia, 1,1 milhão, dos quais cerca de 40% pagam IPVA.


Fonte: Goiás Agora

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem