RELIGIÃO: Dom Paulo Roberto Beloto da diocese de Formosa é nomeado pelo Papa Francisco o bispo da diocese de Franca

RELIGIÃO: Dom Paulo Roberto Beloto da diocese de Formosa é nomeado pelo Papa Francisco o bispo da diocese de Franca


O papa Francisco nomeou o Dom Paulo Roberto Beloto, de 57 anos e que até então ocupava a diocese de Formosa (GO), Entorno do Distrito Federal como o novo bispo de Franca (SP) segundo informou o escritório de imprensa do Vaticano nesta quarta-feira (23).

Nascido no dia 9 de abril de 1957, em Adamantina, o novo bispo de Franca foi ordenado sacerdote em junho de 1986 na diocese de Marília, também em São Paulo.

Beloto participou da festa em louvor a Santa Rosa de Lima, 
padroeira de Cabeceiras (GO) em agosto deste ano. 
Foto: Nilma Fonseca
Beloto cursou estudos de Filosofia no seminário "Bom Jesus" em Aparecida e se formou em Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção.

Entre outros cargos ocupados, Beloto foi diretor do Instituto Teológico "Rainha dos Apóstolos", professor de Teologia e Espiritualidade, membro do Conselho Pastoral e responsável do Grupo de Laicos Consagrados em Marília.

Em 2005, o religioso foi nomeado bispo de Formosa e, no ano seguinte, no dia 4 de fevereiro, recebeu a ordenação episcopal. Dom Paulo Roberto Beloto também é, desde 2011, membro do Conselho Fiscal da Conferência Episcopal brasileira.

Surpreso com com a nomeação, o bispo deixou uma carta aos fieis demonstrando alegria e detalhando como foi o convite. Leia a baixo na íntegra. 

“É pela fé que o justo viverá” (Gl 3,11).

No dia 12 de setembro de 2013, estive na Nunciatura Apostólica, a convite de Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico, que me comunicou – para minha surpresa e apreensão – a decisão de Sua Santidade, o Papa Francisco, em me nomear como bispo da diocese de Franca – SP. Após uma tranqüila conversa com o mesmo, fiquei de escrever uma carta ao Santo Padre. Num clima de oração e discernimento, disse que me colocava em atitude de obediência a esta incumbência, mas que não seria o momento oportuno para uma possível transferência de Formosa, pelo fato da diocese já ter experimentado a sede vacante.

Alguns dias depois, recebi um novo telefonema do Sr. Núncio, confirmando a minha nomeação. Respondi, por escrito, que acolhia com generosidade a missão, ficando reservado o dia 23 de outubro para a notícia oficial.

Assumi o governo de Formosa no mês de fevereiro de 2006. Acredito que demos bons passos na evangelização da diocese e continuidade de sua organização administrativa. Nem tudo se realizou como queríamos. Mas estou em paz, acreditando que fiz o que estava ao meu alcance. O que me consola é que o amor de Deus não depende das obras, mesmo sendo elas muito importantes.
Rendo graças ao Senhor e à mãe Igreja que me confiaram a missão do governo da diocese de Formosa nesses quase 8 anos.

Agradeço de coração a tantas pessoas que conheci e me ajudaram a ser bispo: aos presbíteros, fiéis colaboradores; aos irmãos e irmãs consagrados; às lideranças de nossas paróquias e comunidades; às autoridades civis e militares de nossos municípios; aos profissionais das diversas áreas; aos seminaristas e vocacionados; às famílias, em fim, a todos minha gratidão e orações, assim como o meu pedido de perdão pelas falhas.

Uma nova experiência sempre gera ansiedades. “Mas o Senhor disse-me: Basta a minha graça” (2 Cor 12,9). Como meu intercessor, sinto-me frágil, por isso busco forças Naquele que me chamou. A oração é o meu alimento. Ofereço com confiança o meu serviço, pois quero ser “servo pela caridade” (Gl 5,13).
Na carta que escrevi à Nunciatura, pedi agilidade na nomeação do novo bispo de Formosa, conhecendo as suas necessidades.

Conforme o cânon 418 § 2 do Código de Direito Canônico, a partir de hoje, data da publicação de minha nomeação, permaneço no governo da diocese de Formosa como Administrador Diocesano, até a minha tomada de posse, em Franca.

Rezem por mim.
Abraços a todos e que Deus os abençoe.

Nossa Senhora Imaculada Conceição, interceda por nós".

Foto: Ailtom Ribeiro

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem