GO: Cidades com até 50 mil habitantes terão contrapartida da Agehab no Minha Casa, Minha Vida

GO: Cidades com até 50 mil habitantes terão contrapartida da Agehab no Minha Casa, Minha Vida



Marcos Abrão, presidente da Agehab
(Foto: Divulgação)
Prefeitos de cidades goianas com até 50 mil habitantes interessados em financiamento para construção de moradias populares podem procurar a Agência Goiana de Habitação (Agehab). Um encontro para discutir as formas de parceria será realizado em Goiânia no próximo mês, em data a ser definida. O presidente da Agehab, Marcos Abrão Roriz, esteve na semana passada em Brasília, onde participou de uma reunião entre a Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação com a Caixa Econômica Federal e representantes do Ministério das Cidades e Banco do Brasil. A pauta do encontro foi o Programa Minha Casa, Minha Vida para municípios com população de até 50 mil habitantes.

Roriz questionou o valor máximo do financiamento disponibilizado pelo governo federal, de R$ 35 mil. “Com esse valor não se constrói uma casa de boa qualidade, incluindo o valor do terreno. Está cada vez mais difícil encontrarmos terrenos a preços compatíveis para habitação de interesse social”, salienta Marcos Roriz. Em vista disso, ele defende que o Estado de Goiás ofereça contrapartida aos recursos federais para garantir a construção de moradias de um bom padrão. “Nós queremos chamar todos os prefeitos do Estado que tenham interesse em aderir a esses programas. No próximo mês deveremos promover um encontro para que esses prefeitos conheçam as formas de parcerias da Agehab e, assim, continuaremos a ser o estado que mais contrata habitação de interesse social no Brasil”, diz.

Os municípios precisam doar os terrenos, com contrapartida financeira dos Estados. Em Goiás, a Lei do Cheque Mais Moradia foi alterada para atuar em parceria com todos os programas federais. Hoje a contrapartida chega até R$ 20 mil por unidade habitacional para aquisição de material de construção na modalidade construção. Veja aqui mais informações.

Fonte: Goiás Agora.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem