MUNDO: Câmera de segurança flagra descarrilamento de trem na Espanha que matou mais de 70 pessoas.

MUNDO: Câmera de segurança flagra descarrilamento de trem na Espanha que matou mais de 70 pessoas.


Uma câmera de segurança localizada na ferrovia em Santiago de Compostela, na Galícia, noroeste da Espanha, flagrou o momento em que um trem descarrilou nesta quarta-feira (24). Segundo a imprensa espanhola, o excesso de velocidade foi a causa do acidente.

Segundo os meios locais, não foi possível comprovar a origem da gravação. Um dia após o acidente, que deixou ao menos 78 mortos e 143 feridos, o chefe do governo regional da Galícia decretou nesta quinta-feira sete dias de luto pelas vítimas.

Os socorristas retiraram mais de 70 corpos das ferragens do trem e quatro feridos morreram no hospital, disse à "AFP" um porta-voz do Tribunal Regional da Galícia nesta quinta-feira (25). Outras 143 estão feridas em uma das maiores tragédias da história ferroviária do país, a primeira com um trem de alta velocidade na Espanha.

Segundo as autoridades locais, o trem transportava 222 passageiros e fazia a ligação entre Madri e a cidade de El Ferrol.


Um dos maquinistas do trem ficou preso na cabine da composição. De acordo com notícia do jornal espanhol "El País", ele se comunicou com a estação de controle logo após o acidente, quando ainda não sabia das consequências.

Fontes da investigação relataram ao jornal que o maquinista se queixou de dores na coluna e costelas e de que não podia sair. "Espero que não haja mortos, porque cairão sobre minha consciência", teria dito o condutor.

Fontes confirmaram ao El País que o condutor confessou que ia a 190 km/h, quando o limite no trecho - uma curva fechada - é de 80 km/h. As investigações ainda não apontam se o excesso de velocidade e a o descarrilamento decorrente dele ocorreram for falha humana ou técnica.

A curva que exige a frenagem sucede um trecho de 80 km de distância, entre Ourense e Santiago de Compostela, que o trem de alta velocidade percorre a mais de 200 km/h.

Com informações do UOL.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem