BRASIL: Igreja decide excomungar padre que defende homossexuais em SP

BRASIL: Igreja decide excomungar padre que defende homossexuais em SP


"Se refletir é um pecado, sempre fui e sempre serei um pecador", afirmou o padre Bento. Diocese de Bauru Excomungou o padre que fez a sua ultima missa no domingo (28).

O Padre Roberto Francisco Daniel, 48, da cidade de Bauru em São Paulo foi excomungado pela Igreja Católica após o mesmo ter se afastado de suas atividades religiosas neste final de semana e por ter feito declarações de apoio aos homossexuais.

A Diocese de Bauru publicou uma nota em seu site para informar da excomunhão do padre. O texto é assinado pelo Conselho Presbiteral Diocesano, formado por dez sacerdotes da cúpula do órgão.
As ultimas missas celebradas pelo padre Beto, no domingo (28) em duas igrejas, ficaram lotadas por fieis em clima de comoção.

Caetano Ferrari, 70, (foto ao lado) bispo de Bauru, havia dado prazo para que o padre Bento se “retratar-se e confessasse o erro” cometido em declarações divulgadas na internet nas quais afirma que existe a possibilidade de amor entre pessoas do mesmo sexo, inclusive por parte de bissexuais que mantêm casamentos heterossexuais.

Assista ao final deste texto os vídeos das entrevistas com o Padre Bento e o Bispo Dom Caetano.

Bento questiona dogmas católicos e chama a atenção pelo estilo. Fora da igreja, usa piercing, anéis, camisetas com estampas "roqueiras" ou com a imagem do guerrilheiro comunista Che Guevara e frequenta choperias.

Após o ultimato, o religioso anunciou que iria se afastar de suas funções religiosas, mas disse que considerava a hipótese de voltar um dia.

"Se refletir é um pecado, sempre fui e sempre serei um pecador", afirmou. "Quem disse que um dogma não pode ser discutido? Não consigo ser padre numa instituição que no momento não respeita a liberdade de expressão e reflexão".

Nesta segunda-feira pela manhã, ele tentou entregar o pedido de afastamento, mas foi informado sobre a excomunhão.

A assessoria de imprensa da diocese informou que após a decisão nenhum pronunciamento será feito pelo bispo ou padres da diocese. O silêncio é uma determinação do juiz instrutor do processo.

Ao lado de uma advogada, Padre Beto procurou um cartório para registrar seu pedido de afastamento logo após ser informado sobre a excomunhão.

"Ainda bem que não tem fogueira", disse ao comentar de forma irônica a decisão do bispo. Padre Beto afirmou ainda que a decisão não vai mudar nada em sua vida, pois já havia decidido pelo afastamento da Igreja.


Com informações do Mais Goiás.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem