GO: Prefeitos goianos mobilizados para encontro nacional sobre Desenvolvimento Sustentável

GO: Prefeitos goianos mobilizados para encontro nacional sobre Desenvolvimento Sustentável

II Encontro Nacional dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável que vai acontecer em Brasília nos dias 23, 24 e 25 de abril

12/03/2013 às 20h10

Dezenas de prefeitos, secretários municipais e gestores goianos participaram de um encontro no paço Municipal de Goiânia promovido pela Frente Nacional de Prefeitos e que serviu como mobilização para o II Encontro Nacional dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável que vai acontecer em Brasília nos dias 23, 24 e 25 de abril próximo. Os encontros regionais serão realizados em dez capitais brasileiras e esse foi terceiro deles.
II Encontro Nacional dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável vai acontecer em Brasília nos dias 23, 24 e 25 de abril.

O II EMEDS terá uma temática bastante diversificada como Os desafios da gestão Municipal no Brasil, Os riscos judiciais de ser prefeito, O setor privado e os desafios das cidades, Superando a imobilidade urbana e metropolitana, Cidades sustentáveis, e Como aumentar a capacidade de investimento na gestão municipal.

Na abertura do evento o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), João Coser, falou sobre a importância do encontro em Brasília e convocou todos a participarem quando, também, será eleita a nova diretoria da FNP “a única entidade nacional cujos diretores são detentores de mandato”.

Dentre os temas previstos na programação ele destacou, com preocupação, a questão da judicialização da política e alertou aos prefeitos para que tomem cuidado, pois “simples erros técnicos administrativos podem gerar ações por improbidade com graves conseqüências”. Chegou a orientar, em forma de ironia, que o prefeito ao assumir o mandato primeiro deve contratar um bom advogado.

Coser também destacou o problema da falta de recursos para os municípios e a concentração dos mesmos nas mãos da União. Muitas das vezes são criadas novas obrigações sem analisar a capacidade dos municípios em cumpri-las, citando a questão do piso salarial para o magistério. “É o município que tem as maiores obrigações, no acolhimento na área da saúde, na educação, enfim, é o ente federativo como menos recurso”, disse. Os prefeitos Paulo Garcia, PT, (Goiânia) e Maguito Vilela, PMDB (Aparecida de Goiânia, integrantes da FNP também discursaram destacando o desenvolvimento sustentável hoje como o principal desafio dos gestores.

No final foi feita uma palestra promovida pelo SUS sobre o atendimento de saúde com destaque para a contratação de profissionais médicos. Os prefeitos Itamar Barreto, do PSD (Formosa) e Jânio Darrot, do PSDB (Trindade), que participaram do encontro regional, relataram as dificuldades que vêm encontrando para a contratação de médicos. Barreto disse que o seu município vem tentando contratar profissionais na especialização de pediatria, mas não está conseguindo. Já Darrot afirmou que “o atendimento de saúde é prioridade, mas por falta de médicos suficientes isso não vem acontecendo”.

O II EMDS espera reunir em Brasília milhares de prefeitos e secretários municipais os quais também poderão participar do Salão Intencional de Boas Práticas. As inscrições para o evento são gratuitas e já podem ser feitas pelo site www.emds.fnp.org.br.

Fonte: AGM (Associação Goiana dos Municípios) 

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem