GO: Mais de 47 mil eleitores têm de regularizar situação junto ao TRE

GO: Mais de 47 mil eleitores têm de regularizar situação junto ao TRE

Justificativa de ausência nas eleições deve ser feita até o dia 25 de abril.
Quem não fez recadastramento biométrico também pode ter título cancelado.

26/02/2013 às 08h22


Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás(TRE-GO), 47.652 eleitores em todo o estado não votaram e não justificaram a ausência nas eleições municipais do ano passado e correm o risco de ter o título de eleitor cancelado.

A relação com as inscrições passíveis de cancelamento está disponível para consulta desde o dia 20 de fevereiro no Cartório Eleitoral, na Avenida Mutirão, Setor Marista, em Goiânia, ou no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na opção "Serviço ao eleitor".

De acordo com a Justiça Eleitoral, nenhuma notificação, seja de forma impressa (correspondência) ou eletrônica (email), sobre a situação do título, será encaminhada ao eleitor. Quem não comparecer para comprovar o exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes - no valor de R$ 3,50 - implicará o cancelamento automático do título de eleitor, que será efetivado de 10 a 12 de maio de 2013.

Desde esta segunda-feira (25) os interessados em regularizar sua situação devem comparecer ao Cartório Eleitoral munidos documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa. O prazo para resolver o problema vai até o dia 25 de abril. O atendimento será realizado do meio-dia às 18 horas.

Quem não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o seu cancelamento terá de enfrentar vários problemas: não poderá obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou cargo público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.

Além disso, a irregularidade pode gerar dificuldades na investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em instituição de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Em todo o Brasil, 1.512.884 eleitores estão com problemas em relação a votação, justificativa por ausência ou não terem feito o recadastramento biométrico.

Fonte: G1

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem