GOIÁS: ROTAM tem novo comandante e os Homens de preto estão de volta

GOIÁS: ROTAM tem novo comandante e os Homens de preto estão de volta


A Rotam voltou nessa sexta - feira (02/12) às ruas com viaturas e fardamento preto.






02/12/2011 às 17h18
Goiás Agora


A Ronda Tática Metropolitana (Rotam) da Polícia Militar retomou o uso do fardamento e viaturas pretas. O major Cláudio Jorge Taufick assumiu hoje o comando do grupo em substituição ao tenente-coronel Luiz Alberto Sardinha Bites. A solenidade foi na sede do 1° Batalhão. São cerca de 70 policiais que compõem 14 equipes no combate diário à criminalidade. A estimativa da PM é que mais 20 policiais integrem a Rotam até o final do ano, a partir da finalização do curso de formação.
ROTAM volta a usar carros e roupas preta (foto: Goiás Agora)
“Esse batalhão volta às ruas dentro de uma nova doutrina operacional, mantendo suas cores tradicionais, depois de um período de treinamento e preparação. Volta renovado, mas com a dura missão de ser a tropa de recobrimento da Polícia Militar do Estado de Goiás. É a tropa que chega nos momentos mais difíceis, de maior estresse, responsabilidade e confronto”, explicou o secretário de Segurança Pública e Justiça, João Furtado.

O comandante geral da PM, coronel Edson Araújo, afirmou que a retomada da cor tradicional da Rotam é um resgate técnico importante porque Goiás precisa ter uma força que represente o braço forte do Estado e da sociedade nas ruas. “Dessa forma, queremos simbolizar que Goiás está preparado e não será invadido pelos empresários do crime, do tráfico, que estão sendo expulsos de outros territórios e que pretendem se instalar em Goiás”, expôs.

Araújo frisou que a Rotam volta às ruas com a farda tradicional, mas desempenhando seu papel cidadão. Abusos e excessos não serão tolerados tanto desse grupo especial quanto dos demais PMs. Para isso, a Polícia Militar está reforçando sua corregedoria. “Queremos uma corregedoria forte e mais do que nunca o Ministério Público estará conosco, nos fiscalizando ainda mais, assim como a mídia”, comenta o coronel. E completa que “a Rotam volta para as ruas sob império da lei”. Segundo ele, somente com o anúncio da volta da Rotam de ontem para hoje o índice de roubos, furtos e criminalidade reduziu em 30%.

Atuação
Nesse primeiro momento o policiamento da Rotam vai se concentrar nas áreas críticas, principalmente onde há ataques a bancos e saidinhas. O major Taufick adianta que o policiamento ostensivo será intensificado. Ele afirma que a Rotam recebida pelo tenente-coronel Bites num excelente padrão de qualidade e que pretende manter esse nível. “A tendência do ser humano é evolução, a tendência da Rotam também é evolução. É a ordem natural das coisas”, conclui. O novo comandante está na PM há 22 anos.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem